O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. Sendo assim, é uma ferramenta que serve para facilitar nossas transações financeiras em todo o país.
A usabilidade do Pix é super rápida, basta realizar um cadastro no aplicativo do seu banco e realizar as transações.
Além disso, o Pix permite que faça as transações de forma 100% online. No entanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre essa ferramenta. Sendo assim, trouxemos alguns pontos importantes sobre o Pix.
As chaves Pix são dados cadastrais que facilitam a transação. Sendo assim, você pode inserir uma chave e a sua conta é facilmente encontrada pelo sistema do banco.
No entanto, é importante se atentar ao fato de que não são todos os dados que servem como chave no sistema.
Sendo assim, são chaves no Pix os seguintes dados:
Por ser gratuito a adesão do Pix foi rápida, já que não se paga exclusivamente por Teds e Docs.
As seguintes transações são possibilitadas pelo sistema Pix:
Segundo informações do Banco do Brasil, não é o fim das Teds e Docs. O pix não veio eliminar nenhuma forma de pagamento existente, veio para somar e ser uma opção mais prática, simples e gratuita.
O Pix permite a alteração do valor a ser pago ou o cancelamento da transação antes da confirmação. Por isso, se atente aos dados inseridos e não confirme sem analisá-los.
Uma vez que a transação via Pix for confirmada, por ocorrer em tempo real, não poderá ser cancelada.
Em caso de erro de digitação, o sistema te avisa que não localizou uma conta cadastrada para essa chave. No entanto, caso seu erro de digitação te leve a uma chave já cadastrada, se atente na hora da confirmação de dados.
Até então, não pela criação da ferramenta, Porém, visando minimizar golpes e fraudes, os bancos podem limitar as transações, de acordo com suas respectivas políticas e análises.