Quando você pensa sobre os primeiros passos no novo emprego, o que lhe vem à mente? Quais cuidados você crê que são relevantes nessa nova etapa?
Independente do que você pode estar pensando agora, nós reunimos algumas considerações que podem ajudar você a refletir sobre o assunto. Esperamos lhe ajudar a lidar com essa nova jornada de uma maneira mais leve e prática. Acompanhe-nos!
É claro que a resposta para esse questionamento pode ser bem subjetiva. Tudo depende da experiência, da empresa, das habilidades que o profissional possui, etc. No entanto, algumas ações podem ser relevantes em muitos contextos diferentes, e é sobre elas que destacamos a seguir. Confira:
Observar o novo ambiente é uma forma de aprender como as coisas funcionam. Você pode observar a forma como as pessoas atuam, de que maneira as metas são apresentadas, como as pessoas costumam ir atrás dessas metas, etc. Até mesmo os métodos que são usados, nas mais diversas atividades, podem ser observados. Como as pessoas trabalham? Quais ferramentas usam? Como é a frequência de entrega? Quais resultados são atingidos? Existem dificuldades que são observáveis? E os gaps?
Analisar esses detalhes é um bom caminho para começar a absorver muitas informações sobre a empresa. Pense que a sua primeira semana de trabalho, ou até mesmo os primeiros quinze dias, podem servir de base para que você observe e aprenda mais sobre a cultura, clima, organização da empresa, etc.
Construir bons laços com as outras pessoas também é uma medida bastante relevante. Quando você se aproxima dos seus colegas, de uma forma sincera e genuína, tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a rotina de trabalho, ao mesmo tempo em que cria laços que podem lhe ajudar a se fortalecer no novo emprego.
Por isso, procure participar dos momentos de interação, converse, pergunte, escute as pessoas. Esses comportamentos podem lhe ajudar a formar laços mais relevantes.
Aprender novas habilidades ou aprimorar aquelas que você já tem é um dos primeiros passos no novo emprego. Afinal, é provável que você tenha que lidar com demandas que, até antes, não tinha contato, certo? Por isso, aprender a lidar melhor com essas atividades, aprimorando as suas habilidades, é uma forma de otimizar a sua nova rotina de trabalho.
Comece a construir os métodos e estratégias que podem lhe ajudar a melhorar o desempenho no trabalho. Isto é, descubra quais ferramentas, técnicas, estratégias de organização e atuação podem ser colocadas em prática. Aprenda sobre elas e procure iniciar uma jornada de trabalho organizada.
Por fim, um dos primeiros passos no novo emprego que pode ser relevante é o cuidado com a imagem profissional. Tente ser sempre gentil, educado, bom ouvinte e que se porta de uma maneira adequada, alinhado ao dress code da empresa. Além disso, certifique-se de que a sua postura é adequada, assim como o seu tom de voz, etc.
Tudo isso pode lhe ajudar a se adaptar ainda mais rápido no novo trabalho. Porém, lembre-se: um novo emprego não possui uma receita simples para que a sua adaptação seja “perfeita”. Dê tempo ao tempo e alinhe tudo de acordo com as suas subjetividades. 😉