A noite dessa segunda-feira (19) promete ser especial. De acordo com especialistas na área de meteorologia, brasileiros de todo o país poderão acompanhar o fenômeno da lua azul. O nosso satélite natural promete estar mais cheio e brilhante aos nossos olhos.
Existe uma explicação científica para esse fenômeno. De acordo com especialistas, a super lua azul ocorre quando o nosso satélite natural está em fase cheia e coincide com o perigeu, ou seja, o período em que ela está mais próxima da Terra.
De fato, não há nenhuma diferença no tamanho da lua. Mas como ela está mais próxima da Terra do que acontece normalmente, ela estará mais cheia do que o normal para os nossos olhos.
O fenômeno ocorre ao menos uma vez a cada dois anos. Especificamente nessa segunda-feira (19), a super lua azul poderá ser vista de qualquer lugar do Brasil. Basta que o céu da sua região não esteja nublado.
Dicas para observar a lua
De acordo com especialistas, a previsão é de que é super lua cheia apareça no céu a partir das 15h25. De todo modo, naturalmente a melhor observação poderá ser feita apenas a partir do anoitecer na sua região.
A boa notícia é que você não vai precisar de qualquer equipamento para observar o fenômeno. De acordo com especialistas, é até provável que a melhor visualização ocorra a olho nu.
Especialistas também indicam que o melhor a se fazer é procurar um lugar que tenha menos luminosidade. Naturalmente, regiões que contam com menos brilho de postes, por exemplo, poderão observar o fenômeno com maior precisão.
A Lua vai ficar azul?
Embora o nome do fenômeno que vamos observar hoje no céu seja super lua azul, o fato é que o nosso satélite natural não estará azul. De acordo com especialistas, esse nome foi utilizado para se referir ao momento em que existem duas luas cheias em um mesmo mês, e quando ocorre a terceira lua cheia de quatro, em uma mesma estação do ano.
No Brasil, nós estamos oficialmente no período do inverno, que começou no dia 20 de junho e que vai até o dia 21 de setembro. Dentro desse período, já foram registradas duas luas cheias. Estamos, portanto, vivendo a terceira. A quarta deve ocorrer no próximo mês. Por tudo isso, a lua cheia de hoje será conhecida como super lua azul.
Segundo especialistas, o conceito de super lua foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979. Já o conceito lua azul é usado desde 1528 em diversas lendas de povos antigos ao redor do planeta.
Os tipos de Lua
Além da Lua Azul, a NASA reconhece outras nomenclaturas para o nosso satélite natural. São elas:
- Lua rosa: a Lua Rosa recebe esse nome por causa de uma flor que floresce no mês de abril nos Estados unidos, marcando a chegada da primavera.
- Lua de Morango: a Lua de Morango é conhecida como a lua cheia que ocorre no mês de junho. Ela leva esse nome devido à época da colheita da fruta pelas tribos indígenas dos Estados Unidos;
- Lua de Cervos: a Lua de Cervos é aquela designada para tratar a lua cheia que é registrada nos meses de julho. Ela é conhecida dessa forma porque coincide justamente com o período em que os chifres dos cervos começam a crescer nos Estados Unidos;
- Lua de Esturjão: a Lua de Esturjão é o termo designado para as luas cheias que são registradas nos meses de agosto. O esturjão é um peixe típico dos grandes lagos dos Estados unidos, normalmente abundantes no mês de agosto;
- Lua de sangue: a Lua de Sangue é o termo utilizado para designar o momento do nosso satélite natural durante um eclipse lunar total, quando ela adquire uma coloração avermelhada devido à refração solar pela atmosfera terrestre.