O dia 11 de setembro de 2023 é marcado por condições meteorológicas variadas nas diferentes regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), haverá chuvas isoladas no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, tempo seco e quente no Sudeste e no Sul, e ventos fortes no litoral. Neste artigo, vamos detalhar a previsão do tempo para cada região. Assim, destacando as temperaturas máximas e mínimas, a umidade relativa do ar e os índices de radiação ultravioleta.
Região Norte: chuvas isoladas e calor
A previsão do tempo para a Região Norte diz que terá um dia de chuvas isoladas e calor, com temperaturas variando entre 20°C e 38°C. Enquanto, a umidade relativa do ar ficará entre 40% e 95%, e o índice de radiação ultravioleta (IUV) será alto, entre 8 e 10.
As chuvas serão mais frequentes nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, onde há risco de trovoadas. Já nos estados do Pará, Amapá e Tocantins, o tempo ficará parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde.
A Região Norte é a mais chuvosa do país, recebendo em média 2.300 mm de chuva por ano. Aliás, isso se deve à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma faixa de nuvens que se forma na região equatorial e que traz umidade para a região.
Região Nordeste: chuvas isoladas e ventos fortes
A Região Nordeste terá um dia de chuvas isoladas e ventos fortes, com temperaturas variando entre 16°C e 37°C. Sendo assim, a umidade relativa do ar ficará entre 25% e 95%, e o IUV será muito alto, entre 10 e 12.
As chuvas serão mais intensas nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, onde há risco de temporais, neste dia 11 de setembro. Já nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, o tempo ficará parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Enquanto, os ventos serão moderados a fortes no litoral, podendo chegar a 60 km/h.
A Região Nordeste é a mais seca do país, recebendo em média 800 mm de chuva por ano. Portanto, isso se deve à influência da massa de ar seco que predomina sobre a região durante a maior parte do ano, impedindo a formação de nuvens.
O litoral leste recebe mais chuva entre abril e julho, enquanto o litoral norte recebe mais chuva entre fevereiro e maio. Enquanto, o sertão recebe pouca chuva entre outubro e março, enquanto o agreste recebe pouca chuva entre abril e agosto.
Região Centro-Oeste: chuvas isoladas e tempo seco no 11 de setembro
Já a previsão do tempo na Região Centro-Oeste terá um dia de chuvas isoladas e tempo seco, com temperaturas variando entre 14°C e 40°C. Já a umidade relativa do ar ficará entre 15% e 95%, e o IUV será extremo, entre 12 e 14.
As chuvas serão mais concentradas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde há risco de trovoadas. No entanto, nos estados de Goiás e Distrito Federal, o tempo ficará parcialmente nublado a claro, com baixa umidade do ar à tarde.
A Região Centro-Oeste é a segunda mais chuvosa do país, recebendo em média 1.500 mm de chuva por ano. Logo, isso se deve à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma faixa de nuvens que se forma na região subtropical e que traz umidade para a região.
Região Sudeste: tempo seco e quente no dia 11 de setembro
A Região Sudeste terá um dia de tempo seco e quente, com temperaturas variando entre 12°C e 38°C. A umidade relativa do ar ficará entre 15% e 85%, e o IUV será extremo, entre 12 e 14.
O tempo ficará claro a parcialmente nublado em todos os estados da região (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), com baixa umidade do ar à tarde. Há risco de queimadas em áreas rurais.
A Região Sudeste é a mais populosa e industrializada do país, concentrando cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Por fim, a região recebe em média 1.300 mm de chuva por ano, mas as chuvas são irregulares ao longo do ano e entre as sub-regiões.
Região Sul: tempo seco e quente
Por fim, a previsão do tempo na Região Sul para o dia 11 de setembro, é de dia de tempo seco e quente, com temperaturas variando entre 8°C e 34°C. Desse modo, a umidade relativa do ar ficará entre 25% e 85%, e o IUV será muito alto, entre 10 e 12.
O tempo ficará claro a parcialmente nublado em todos os estados da região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Sendo assim, com baixa umidade do ar à tarde. Há risco de queimadas em áreas rurais.
A Região Sul é a mais fria do país, recebendo em média 1.400 mm de chuva por ano. Por fim, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e entre as sub-regiões. No entanto, podem sofrer influências pela passagem de frentes frias que provocam temporais.