Previsão do tempo revela contrastes climáticos no Brasil no dia 11 de setembro de 2023

Previsão do tempo revela contrastes climáticos no Brasil no dia 11 de setembro de 2023

Confira mais detalhes sobre como será a previsão do tempo

O dia 11 de setembro de 2023 é marcado por condições meteorológicas variadas nas diferentes regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), haverá chuvas isoladas no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, tempo seco e quente no Sudeste e no Sul, e ventos fortes no litoral. Neste artigo, vamos detalhar a previsão do tempo para cada região. Assim, destacando as temperaturas máximas e mínimas, a umidade relativa do ar e os índices de radiação ultravioleta.

Região Norte: chuvas isoladas e calor

A previsão do tempo para a Região Norte diz que terá um dia de chuvas isoladas e calor, com temperaturas variando entre 20°C e 38°C. Enquanto, a umidade relativa do ar ficará entre 40% e 95%, e o índice de radiação ultravioleta (IUV) será alto, entre 8 e 10. 

As chuvas serão mais frequentes nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, onde há risco de trovoadas. Já nos estados do Pará, Amapá e Tocantins, o tempo ficará parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde.

A Região Norte é a mais chuvosa do país, recebendo em média 2.300 mm de chuva por ano. Aliás, isso se deve à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma faixa de nuvens que se forma na região equatorial e que traz umidade para a região. 

Região Nordeste: chuvas isoladas e ventos fortes 

A Região Nordeste terá um dia de chuvas isoladas e ventos fortes, com temperaturas variando entre 16°C e 37°C. Sendo assim, a umidade relativa do ar ficará entre 25% e 95%, e o IUV será muito alto, entre 10 e 12. 

As chuvas serão mais intensas nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, onde há risco de temporais, neste dia 11 de setembro. Já nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, o tempo ficará parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Enquanto, os ventos serão moderados a fortes no litoral, podendo chegar a 60 km/h.

A Região Nordeste é a mais seca do país, recebendo em média 800 mm de chuva por ano. Portanto, isso se deve à influência da massa de ar seco que predomina sobre a região durante a maior parte do ano, impedindo a formação de nuvens

O litoral leste recebe mais chuva entre abril e julho, enquanto o litoral norte recebe mais chuva entre fevereiro e maio. Enquanto, o sertão recebe pouca chuva entre outubro e março, enquanto o agreste recebe pouca chuva entre abril e agosto. 

Previsão do tempo revela contrastes climáticos no Brasil no dia 11 de setembro de 2023
Previsão do tempo revela contrastes climáticos no Brasil no dia 11 de setembro de 2023. Foto: Canva

Região Centro-Oeste: chuvas isoladas e tempo seco no 11 de setembro

Já a previsão do tempo na Região Centro-Oeste terá um dia de chuvas isoladas e tempo seco, com temperaturas variando entre 14°C e 40°C. Já a umidade relativa do ar ficará entre 15% e 95%, e o IUV será extremo, entre 12 e 14. 

As chuvas serão mais concentradas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde há risco de trovoadas. No entanto, nos estados de Goiás e Distrito Federal, o tempo ficará parcialmente nublado a claro, com baixa umidade do ar à tarde.

A Região Centro-Oeste é a segunda mais chuvosa do país, recebendo em média 1.500 mm de chuva por ano. Logo, isso se deve à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma faixa de nuvens que se forma na região subtropical e que traz umidade para a região. 

Região Sudeste: tempo seco e quente no dia 11 de setembro

A Região Sudeste terá um dia de tempo seco e quente, com temperaturas variando entre 12°C e 38°C. A umidade relativa do ar ficará entre 15% e 85%, e o IUV será extremo, entre 12 e 14. 

O tempo ficará claro a parcialmente nublado em todos os estados da região (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), com baixa umidade do ar à tarde. Há risco de queimadas em áreas rurais.

A Região Sudeste é a mais populosa e industrializada do país, concentrando cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Por fim, a região recebe em média 1.300 mm de chuva por ano, mas as chuvas são irregulares ao longo do ano e entre as sub-regiões. 

Região Sul: tempo seco e quente

Por fim, a previsão do tempo na Região Sul para o dia 11 de setembro, é de dia de tempo seco e quente, com temperaturas variando entre 8°C e 34°C. Desse modo, a umidade relativa do ar ficará entre 25% e 85%, e o IUV será muito alto, entre 10 e 12. 

O tempo ficará claro a parcialmente nublado em todos os estados da região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Sendo assim, com baixa umidade do ar à tarde. Há risco de queimadas em áreas rurais.

A Região Sul é a mais fria do país, recebendo em média 1.400 mm de chuva por ano. Por fim, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e entre as sub-regiões. No entanto, podem sofrer influências pela passagem de frentes frias que provocam temporais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?