Dá para prevenir o burnout? O que tenho que fazer?
Muitas pessoas buscam formas de prevenir o burnout, síndrome do esgotamento profissional, uma vez que esse problema pode ser bastante intenso e desgastante. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas considerações sobre esse assunto. Não deixe de conferir e, em caso de dúvidas, considere conversar com um psicólogo, está bem? Vamos lá!
Dá para prevenir o burnout? O que deve ser feito?
Existem algumas medidas que podem, sim, ajudar a prevenir o burnout. Nós elencamos algumas delas no decorrer deste conteúdo. Acompanhe e saiba mais:
1. Estabelecer limites mais claros de horários
Não adianta querermos trabalhar o tempo todo, sem parar. Nosso corpo não é uma máquina, e ele precisa de pausas para descansar e se distrair. Por isso, avalie qual pode ser o horário ideal para você, de acordo com os limites da sua mente e do seu corpo, e cuide para não ultrapassar esses horários de forma frequente.
2. Aprender a dizer “não” quando algo passa dos limites
Se alguma demanda está sobrecarregando você, e é claro que é algo que está passando dos limites, aprenda a dizer “não”. Você não precisa fazer tudo, o tempo todo, para agradar as outras pessoas. Priorize a sua saúde também!
3. Ter uma comunicação aberta e honesta
Seja uma pessoa com comunicação aberta e honesta. Se algo está sendo difícil de executar na rotina de trabalho, converse com seus colegas ou gestor, para que seja possível reorganizar as demandas e, assim, evitar excessos que levem ao burnout.
4. Buscar implementar descanso e lazer na rotina
Busque implementar momentos de descanso e lazer na sua rotina de uma maneira mais frequente. O lazer fará com que você se desconecte do trabalho e foque em algo que seja prazeroso e agradável para você. Já o descanso repõe as energias e o ajuda a se sentir até mesmo mais motivado no dia seguinte.
5. Cuidar da qualidade do sono
A qualidade do seu sono faz toda a diferença na hora de prevenir o burnout. Se você tem negligenciado o seu sono, de forma frequente, por conta do trabalho, cuidado! Esse comportamento pode colocar a sua saúde em risco. Nosso corpo precisa dormir bem para ser um bom profissional e para sermos saudáveis.
6. Tenha metas realistas e que caibam na rotina
Outro ponto que devemos considerar, para prevenir o burnout, são as metas que construímos no nosso trabalho. Se essas metas começam a ser muito irrealistas e difíceis de alcançar, acabamos nos expondo a situações que passam dos limites. Por isso, verifique se as metas têm coesão e estão alinhadas à realidade e evite ou remodele aquelas que apenas fazem você tentar passar dos limites todos os dias.
7. Faça pausas regulares
É importante fazer pausas regulares durante o trabalho para descansar e relaxar. Se possível, faça uma caminhada curta, ouça música ou faça uma pausa para tomar um café ou chá. Você também pode assistir algum vídeo que gosta, ou simplesmente relaxar a mente e o corpo, sem fazer “nada”, focando apenas nas sensações sentidas no momento.
Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a prevenir o burnout e aumentar a qualidade de vida. Boa sorte!