Presidente da comissão da reforma tributária afirma que não há 'ambiente' para nova CPMF - Notícias Concursos

Presidente da comissão da reforma tributária afirma que não há ‘ambiente’ para nova CPMF

Roberto Rocha afirmou que não há 'ambiente político' para discutir a criação do novo imposto

Na última quarta-feira (23), Roberto Rocha, presidente da comissão mista que analisa a proposta da reforma tributária no Congresso Nacional, se mostrou contrário a discussão sobre a criação da nova CPMF. Ele afirmou que não há “ambiente político” para o tema e que não acha a discussão “oportuna”.

Segundo Rocha, que participou de audiência com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto, a insistência em discutir a criação do novo imposto nos moldes da CPMF pode “contaminar” o avanço da reforma tributária. Entretanto, minutos depois, Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que o Brasil precisa desonerar a folha de pagamento das empresas. Segundo ele, isso seria compensado com a criação de “tributos alternativos”.

Antes da audiência com Bolsonaro, Rocha foi perguntado sobre a articulação do governo, que não desistiu de criar um novo imposto. Ele respondeu que o tema não está sendo discutido no Congresso e afirmou que o assunto não deve entrar na análise da reforma tributária.

“Acho que não [chega ao Congresso a discussão da nova CPMF]. É muito delicado esse assunto. Isso pode de algum modo contaminar a reforma. Não há ambiente político para discutir esse assunto”, afirmou. “Na realidade, não é criar um imposto o que o governo quer, o governo quer é desonerar a folha. E a maneira que ele encontra para desonerar a folha é criando essa movimentação financeira. Ou faz assim, ou aumenta no IVA, aumentando a carga tributária. Mas esse é um assunto delicado, que não me parece oportuno discutir agora, nesse momento”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?