Como muitos já sabem, o Governo Federal já iniciou o pagamento do abono salarial PIS/PASEP. Neste ano, trabalhadores que atuaram com a carteira assinada em 2021 e que cumpriram os demais requisitos do benefício estão recebendo os valores.
Neste mês de março, são três pagamentos agendados para o próximo dia 15. A quantia vai ser paga tanto para os trabalhadores da iniciativa privada quanto para os funcionários públicos.
De acordo com o calendário, os depósitos ocorrerão entre os dias 15 de fevereiro e 17 de julho. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal ao servidores do setor privado, enquanto o PASEP é distribuído pelo Banco do Brasil ao servidores públicos.
Para ter acesso aos valores deste ano o trabalhador precisa:
O valor da parcela do PIS/PASEP depende do tempo trabalhado com a carteira assinada no ano de apuração. Desse modo, quanto mais tempo trabalhado dentre os 12 meses do ano, maior será o valor do benefício. Veja as proporções:
Após algumas contestações sobre a falta de recebimento do abono salarial PIS/PASEP, a Dataprev fez uma nova análise nos cadastros dos trabalhadores, e identificou mais 2,7 milhões de pessoas com direito ao pagamento.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, essas pessoas não foram inclusas no repasse devido a um erro na fonte de dados dos trabalhadores, sendo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou o e-Social.
Assim, a pasta ressaltou que o “sistema então, por padrão, identifica uma correlação entre esses dados e aponta a divergência para análise, uma vez que isso impacta diretamente no reconhecimento do direito ou no valor a ser recebido pelo trabalhador”.
Com isso, aqueles que já fizeram a consulta, mas não foram contemplados, terão uma nova chance. A lista dos aprovados no pagamento retroativo do PIS/PASEP ficará disponível nesses sistemas em 5 de abril.