Presença digital: os pilares do sucesso para a sua empresa  - Notícias Concursos

Presença digital: os pilares do sucesso para a sua empresa 

É necessário que haja um planejamento pautado nos 4 pilares da presença digital na gestão da empresa. Confira quais são!

A internet é essencial para a divulgação de qualquer negócio, porém, é necessário que haja um planejamento pautado nos 4 pilares da presença digital, confira quais são!

Presença digital: os pilares do sucesso para a sua empresa 

Com os avanços tecnológicos a internet se tornou a principal ferramenta de trabalho, já que permite que diversas barreiras sejam quebradas, além de proporcionar um alcance de informações muito maior se comparada a outros métodos de divulgação.

Partindo desse princípio, a internet é a principal ferramenta de divulgação de qualquer negócio, produto ou serviço. Entretanto, por esse mesmo motivo, é importante que haja um planejamento por parte da empresa para não correr o risco de passar despercebida em meio a tantas outras.

Existem diversas técnicas e ferramentas que facilitam esse processo, porém, para entender a base de qualquer estratégia é importante conhecer os 4 pilares da presença digital.

Os 4 pilares da presença digital

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) os quatro pilares são:

  1. Posicionamento
  2. Conteúdo
  3. Relacionamento
  4. Mensuração

Posicionamento

O posicionamento é a postura da empresa, produto ou serviço no mercado em que atua. É importante passar a mensagem que se deseja após definido qual o diferencial, que tipo de sentimento o produto e/ou serviço desperta no público-alvo.

Por exemplo, uma fintech, entre outras características, preza pela facilidade e agilidade, dessa maneira deve procurar desenvolver um app intuitivo para que seu cliente sinta que é muito prático resolver as questões de sua conta.

Conteúdo

O conteúdo se refere ao que é produzido e compartilhado a caráter informativo. Ou seja, nas devidas ferramentas, o que a empresa divulga. Um ótimo exemplo de conteúdo são os blogs, é muito comum que a manutenção de um blog faça parte das estratégias de marketing de empresas em diversos segmentos. Nesse ponto deve ser considerada a qualidade e relevância desse conteúdo.

Relacionamento

Qual o relacionamento que a empresa quer desenvolver com seus potenciais clientes? Neste terceiro pilar da presença digital deve-se refletir sobre a comunicação com os consumidores do referido produto e/ou serviço. Seguindo o exemplo de uma fintech, a linguagem usada não é tão formal quanto aos bancos mais tradicionais e o principal canal de comunicação é o chat disponibilizado dentro do próprio aplicativo.

Mensuração

A mensuração é a maneira de medir o alcance das metas e do objetivo traçados inicialmente. Sendo assim, através dos números apurados pelas diversas ferramentas existentes na implantação das metodologias definidas, será possível identificar quais estratégias estão apresentando bons resultados e quais precisam ser repensadas ou descartadas.

A quantidade de acesso ao blog mantida pela empresa, a quantidade de seguidores nas redes sociais e o volume de vendas de períodos sazonais são exemplos de dados mensuráveis na gestão empresarial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?