Os membros mais velhos da Geração Alpha têm agora 11 anos. E eles vão, infelizmente, confiar mais na internet do que na sua palavra. Eles podem vencê-lo em qualquer videogame em qualquer dispositivo e podem encontrar informações online mais rapidamente. Por isso que hoje, vãos indicar como preparar a sua empresa para vender para a geração Alpha.
Dado que eles representam a primeira geração verdadeiramente digital, isso era de se esperar. Afinal, o YouTube estreou em 2005, o iPad em 2010 e o primeiro modelo de Alexa chegou às prateleiras em 2014.
Esse grupo demográfico cresceu acostumado a interagir com a tecnologia em todos os lugares. É possível dizer, que muitas das tecnologias que moldam como nos comunicamos e interagimos hoje já existiam quando essa geração nasceu, mas, eles nunca conhecerão um mundo sem eles.
Então, quem exatamente é a Geração Alpha?
Mark McCrindle, um sociólogo australiano, cunhou o termo “Geração Alpha” em 2005. Ele definiu esta geração como os nascidos após o ano de 2010.
O que diferencia esta geração, além dede outras digitalmente experientes (como os Millennials e a Geração Z) é que eles são os primeiros a nascer em um mundo onde os dispositivos digitais são onipresentes.
Segundo pesquisa da Infobip, a Geração Alpha já conversava com seus dispositivos inteligentes aos seis anos e podiam operar um tablet aos quatro. 51% deles têm seus próprios tablets e 49% têm seus próprios smartphones.
Assim: se você quiser corrigir o comportamento de algum Alpha, terá mais sucesso tirando seus aparelhos por algum tempo do que a punição tradicional.
O estudo descobriu que 46% das crianças de 6 a 11 anos têm uma conta de mídia social ativa, apesar do fato de que a maioria das redes estabelece um limite de idade para a criação de contas e que 32% verificam regularmente, percorrem seus feeds e enviam mensagens usando seus dispositivos móveis.
Além disso, mais de 1/3 das crianças pesquisadas estavam usando o WhatsApp para manter contato com amigos e familiares, com impressionantes 73% das crianças de 11 anos muito familiarizadas com a plataforma. Ao que parece, quase 1/3 da Geração Alpha (29%) ainda se comunica por SMS, enquanto o outro terço favorece o FaceTime.
Como a Geração Alpha se comporta no mercado de compras?
Eles representam a primeira geração verdadeiramente omnichannel e conectada. A nova geração é capaz de operação simultânea em vários canais e dispositivos.
Um professor da Escola de Psicologia Cognitiva da Universidade de Lausanne, diz que as crianças hoje contam com ferramentas digitais para aprender e brincar, não importa onde vivam, e que isso tem um impacto significativo em seu amadurecimento e perspectiva de mundo.
Aos 18 meses, já conseguem diferenciar um robô de um ser humano. Utilizar um meio-termo entre as atividades online e offline é a chave.
Na escola, é preciso pensar em como podem organizar experiências digitais que agregarão para esta geração no futuro, enquanto pais e professores trabalham para garantir que as crianças usem ferramentas digitais de maneira positiva e segura em casa e na sala de aula.
A geração Alpha é a primeira a nascer em um mundo digital, e isso terá efeitos de longo alcance em seu desenvolvimento, psicologia e visão de mundo. Isso significa que o papel da Geração Alpha na sociedade, só o tempo dirá.
A pandemia de Covid-19 serviu apenas para consolidar e aumentar a dependência da geração atual em equipamentos e comunicações digitais.
Saber como a geração Alpha pode ajudar a preparar a sua empresa para atender esta clientela
Uma coisa já está bastante clara: esta geração depende muito de suas experiências passadas e terá expectativas mais elevadas sobre como a tecnologia pode atender às suas necessidades.
Se as empresas não estiverem preparadas, perderão mais do que clientes se não adotarem a computação em nuvem, estratégias omnichannel e ênfase em experiências de usuário envolventes e imersivas.
Sendo assim, buscar todas essas opções para entrar de forma certa no mercado e alcançar diversos públicos é algo crucial para crescer sua empresa.
A demanda do consumidor quer chamar a atenção da Geração Alpha, você não deve focar apenas no que você gosta. Comunicar-se com os Alphas é mais um desafio tecnológico do que geracional.
E para permanecer relevante nas próximas décadas, empresas de todos os tipos precisarão passar por transformações digitais. Ter as ferramentas e os canais certos à sua disposição será crucial para o sucesso futuro.
Agora que você já sabe tudo a respeito de como vender para a geração Alpha, então não deixe de adequar seu negócio. Assim, você irá conquistar cada vez mais clientes dispostos a consumir seus produtos e serviços.