Lidar com a preocupação excessiva com o trabalho não é tarefa fácil e exige, até certo ponto, uma boa dose de paciência. Às vezes, nos vemos diante de tantas dificuldades que podemos nos sentir perdidos em determinadas situações. Faz parte do processo de crescimento profissional.
Porém, como agir nessas situações? Quais ações podemos colocar em prática para reduzir a sensação de preocupação? Essas são algumas perguntas que podem estar fazendo parte da sua rotina.
Embora não exista métodos para “apagar” a preocupação da mente, existem medidas que podem diminuir essa angústia e ajudar a lidar com os problemas de uma maneira mais organizada. Neste texto, apresentamos algumas ações. Continue lendo.
Como lidar com a preocupação excessiva com o trabalho?
A preocupação excessiva com o trabalho pode “tirar a paz” de qualquer pessoa que deseja descansar a mente e o corpo depois de um dia corrido. Ela pode aparecer por uma série de motivos, que seriam impossíveis de serem listados aqui. Se você está muito preocupado com o seu trabalho, sabe que o problema pode ser bastante singular.
Então, por esse motivo não podemos dizer que existe métodos mágicos para acabar com a sensação – uma vez que ela também nos ajuda, de certa forma, a refletir sobre o assunto e a tomar decisões -, mas, sim, temos algumas considerações que podem servir de reflexão. Veja:
1. Considere colocar as preocupações no papel
Colocar as preocupações no papel pode ser uma forma de “dar nome” ao que está causando esse desconforto em você. Além disso, com a preocupação posta em palavras nós podemos ter uma visão mais clara do que realmente está acontecendo.
Isto é, na nossa mente podemos enxergar o problema como se ele fosse a maior coisa do mundo, mas, quando escrevemos, podemos enxergá-lo sob outras perspectivas.
Além disso, escrever pode ajudar a organizar os seus pensamentos. Experimente.
2. Reserve um momento para pensar nas situações
Considere reservar um momento na sua agenda para pensar nas suas preocupações.
Dito de outro modo, ao invés de permitir que tais pensamentos fiquem invadindo a sua mente o tempo todo, considere reservar um momento para refletir sobre o assunto.
Por exemplo, se você está preocupado agora, mas não pode refletir sobre o tema nesse instante, anote na sua agenda um horário para refletir e pensar em soluções.
3. Pense sobre a possibilidade de contar com a ajuda de alguém
Contar com a ajuda de alguém também pode ser uma forma de lidar com a preocupação excessiva com o trabalho. Isto é, às vezes desejamos ser “super heróis”, tentando “abraçar o mundo” e resolver tudo sozinho.
Porém, nós somos seres humanos com limites e devemos respeitar isso para não se expor a situações nocivas à saúde mental.
Por isso, sugerimos que, se possível, você converse com algum colega de trabalho e busque por soluções em conjunto.
4. Cuide da sua saúde mental para além do trabalho
Lembre-se de cuidar da sua saúde mental para além do trabalho. Ter hábitos saudáveis, praticar hobbies, cultivar bons relacionamentos e fazer psicoterapia pode ajudar a minimizar a preocupação excessiva com o trabalho. Considere essas dicas e boa sorte!