Entender o que prejudica uma equipe é um bom passo para começar a construir uma atmosfera mais saudável no ambiente de trabalho. Se o gestor souber quais atitudes podem estar atrapalhando o desenvolvimento do time, torna-se viável desenvolver mudanças positivas, concorda?
Por isso, trouxemos 5 pontos que devem ser analisados na hora de cultivar uma equipe mais promissora e produtiva. Acompanhe esses pontos lendo este conteúdo até o fim.
O que prejudica uma equipe?
São diversas as ações e hábitos que podem entrar na lista do que prejudica uma equipe. Porém, cabe a você, gestor, sempre fazer uma autoanálise para verificar quais mudanças podem ser positivas para os seus colaboradores. Você é quem tem as informações mais precisas para oferecer um suporte eficiente nesse sentido.
Afinal, não temos como saber como é a sua equipe. Apenas podemos apontar alguns fatores que podem vir a ser avaliados por você. Veja-os:
1. Falta de comunicação
A falta de comunicação pode ser um dos maiores problemas de uma equipe. Afinal, se a comunicação não é assertiva, a necessidade de retrabalho pode surgir, atrapalhando o desenvolvimento do time e prejudicando determinadas entregas. Por isso, analise como tem sido a comunicação entre os membros da equipe e até mesmo entre você e o time.
2. Microgerenciamento do líder
Se o líder quer dar opinião em todas as etapas, e quer ficar por dentro das menores coisas que acontecem dentro da equipe e do dia a dia da empresa, o time também será prejudicado. Isso porque algumas tarefas poderão ficar estagnadas quando não houver o “aval” do chefe. Consequentemente, isso pode gerar um acúmulo de atrasos que prejudica uma equipe.
3. Sobrecarga de um lado e ausência de organização
A falta de organização que pode ocasionar o acúmulo de tarefas apenas de um lado do time também é um grande problema. A pessoa pode se sentir injustiçada e pode, ainda, adoecer por conta do trabalho. Ao mesmo tempo, o time pode ficar desestruturado, a comunicação pouco assertiva e o problema se transforma em uma verdadeira bola de neve.
Por isso, saber dividir tarefas no trabalho é essencial para manter a organização e evitar a sobrecarga de apenas uma parte do time. Considere esses cuidados.
4. Falta de conhecimento dos perfis presentes no time
A falta de conhecimento dos perfis presentes na equipe também é um problemão. Se você não sabe quais são as atribuições de cada membro, como poderá oferecer as tarefas mais apropriadas para cada um deles? Como poderá delegar de uma maneira inteligente, que priorize as habilidades de cada um e oferecer uma estrutura de trabalho mais harmoniosa? Pois é!
Por isso, quando você pensar no que prejudica uma equipe, lembre-se de que a falta de conhecimento e proximidade com o time é um grande problema.
5. Falta de reconhecimento
Por fim, sem dúvidas, a ausência do reconhecimento do esforço do time e de cada membro também prejudica uma equipe. Afinal, as pessoas podem se sentir desmotivadas e até injustiçadas, diminuindo o desempenho e o desenvolvimento no trabalho. Fique atento a isso!