O preço dos alimentos continua em alta, pelo menos de alguns dos principais itens da mesa dos brasileiros, como o óleo de soja (+82,34%) e o arroz (+56,67%), que lideram os itens que mais tiveram alta no valor de venda nos últimos 12 meses.
Entre os itens de alimentos que figuram entre o “top 10” de aumento de preços ainda está o feijão fradinho; peito; manga; feijão preto; músculo, além da carne lagarto comum e redondo.
Os dados são da inflação oficial do país e foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril com alta de 0,31% e acumulando de 12 meses de 6,76% – a maior taxa registrada nos últimos 4 anos e meio. O indicador é considerado a inflação oficial do Brasil.
Veja também: Com queda no PIB, Brasil sai de lista das 10 maiores economias do mundo
Outros itens que tiveram forte influência no resultado da inflação estão o preço das carnes e combustíveis, com alta de 35%.
Já no “top 3” de maiores quedas de valores estão cenoura (-36,48%), transporte por aplicativo (-22,23%) e passagem aérea (-19,37%).
Veja abaixo uma lista completa das maiores inflações e quedas no preço dos itens nos últimos 12 meses: