A grande novidade que tem surpreendido milhares de brasileiros é a do possível desconto para quem precisa pagar a conta de luz. O desconto pode chegar até 65%, desde que uma série de requisitos sejam colocados em prática.
A seguir, você entenderá para quem o programa será destinado e como ele poderá funcionar para que seja possível ter os descontos. Continue lendo o artigo!
Desconto para quem precisa pagar a conta de luz: Saiba mais!
Muitas pessoas, em todo o país têm usufruído do benefício Bolsa Família, que é pago mensalmente para essas famílias. Agora, um novo programa que poderá auxiliar esse grupo de benefícios é o chamado “Tarifa Social“, no qual as famílias de baixa renda poderão reduzir praticamente 65% do valor pago na conta de luz todos os meses.
Para poder usufruir desse auxílio a mais, alguns requisitos devem ser seguidos. São eles:
- A família precisa estar com sua inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único (CadÚnico). A renda familiar mensal per capita deve ser menor ou igual ao meio salário mínimo vigente atualmente; ou
- Idosos com 65 anos ou mais que estejam recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) atualmente; ou
- Família que tem cadastro no CadÚnico ativo atualmente, e que receba até 3 salários mínimos como renda mensal. Nesse caso, só é válido se houver um familiar com deficiência e que necessita de tratamento, acompanhamento médico ou terapêutico que precisa do uso de aparelhos, instrumentos ou equipamentos de forma continuada e que demandam o consumo de energia elétrica diária.
Sem dúvidas, o desconto de 65% pode ser de grande valia na vida de milhares de famílias. Isso porque, nos últimos anos, o aumento da conta de luz tem se transformado em algo extremamente desgastante e difícil para muitas pessoas. Por isso, esse suporte pode auxiliar na redução dos custos mensais das famílias de baixa renda e auxiliar no equilíbrio financeiro mensal.
O que fazer para receber o benefício da conta de luz?
Na realidade, se a sua família estiver inscrita no Bolsa Família e contemplar os requisitos que mencionamos anteriormente, ela será, automaticamente, incluída no benefício. No entanto, aqui vale um adendo: para que a inclusão no benefício realmente aconteça, a conta de luz precisa estar no nome do titular do Bolsa Família.
Isso quer dizer que se você mora com outras pessoas ou de aluguel e a conta de luz não está no nome do titular do benefício Bolsa Família, pode ser que não consiga ter acesso à redução na conta de luz. Nesse caso, é importante buscar alguma maneira de trazer a conta para o seu nome, caso você seja o responsável por pagá-la todos os meses.
Em outras circunstâncias, o desconto acontecerá de forma automática, auxiliando milhares de famílias brasileiras no que diz respeito a uma economia a mais no fim do mês, que pode fazer tanta diferença no orçamento.