Via de regra, todo candidato a um processo seletivo precisa de um período de tempo significativo aprendendo, visto a quantidade de conteúdos cobrados. Por isso, é muito comum que os participantes se perguntem quantas horas de estudo por dia é preciso para passar em um concurso.
Certamente, não existe nenhuma regra absoluta, mas é possível estimar uma média importante. Afinal, será mesmo necessário um tempo mínimo para contemplar a lista de temas do edital, que não é pequena.
Confira quantas de horas de estudo por dia para passar em concurso
De acordo com especialistas e professores, o aluno deve criar o seu cronograma dentro de uma lógica semanal. Aliás, mais especificamente, com tarefas diárias, distribuindo, assim, cada minuto disponível.
Nesse cenário, o ideal seria estudar 30 horas por semana. Sendo assim, esse tempo pode ser dividido para cinco ou seis dias na semana, configurando um tempo de 5 a 6 horas por dia. Pensando assim, já tem-se uma resposta para o questionamento de quantas horas de estudo por dia para passar em concurso.
Rotina diária de estudos
Apesar da padronização ter sido semanalmente, o mais importante é ficar atento para a rotina diária, isso porque é no cotidiano mesmo que a organização se torna completa e eficiente.
Claramente, quanto mais momentos de dedicação, maior é a chance de ser aprovado. Afinal de contas, esse fato é incontestável, mas como possui um teor um pouco subjetivo. Além disso, também não serve de garantia. Pois, por exemplo, pode haver uma influência emocional na hora de fazer a prova.
Logo, mesmo que a média seja 5 horas de estudo de segunda a sábado, existe uma flexibilidade considerável, que sofre influência direta do contexto social de cada participante.
Como atingir essas 30 horas?
De maneira geral, a maneira mais eficaz de conseguir atingir esse objetivo é construir um planejamento articulado e adaptar à rotina pré-existente de cada um.
Assim, de modo inteligente, os conteúdos devem ser distribuídos entre as horas do dia, não necessariamente em uma sequência. Ou seja, é possível, por exemplo, estudar 3 horas antes do almoço e mais 2 horas apenas no final do dia.
Com esse método, independentemente de quantas horas de estudo por dia o candidato está exercendo, o tempo dele estará sendo otimizado em quase seu máximo.
E se não tiver essa disponibilidade?
Nesse caso, que pode ser a realidade de muitos brasileiros, principalmente aqueles que são trabalhadores formais, quando não há disponibilidade, o ideal é manter a maior quantidade de tempo possível.
Nesse sentido, é interessante verificar os dias em que estudar as 5 horas será viável, por exemplo: quarta, sexta e sábado. Com isso em mente, o sétimo dia pode ser incluído, porque mesmo que a meta diária não seja atingida, as 30 horas semanais ainda podem ser contempladas.
Se ainda assim houver falha e a realidade social não permitir, a recomendação é construir uma estratégia em que o participante vai se preparar em toda e qualquer hora disponível, se utilizando do seu máximo integralmente.
Projeto a longo prazo
Além do mais, é muito comum que os aprovados tenham dois ou três anos de treinamento teórico para conseguir uma boa classificação e ser admitido no cargo. Isso porque, de fato, a concorrência é grande e a avaliação possui seus próprios níveis de dificuldade.
Logo, as quantas horas de estudo por dia podem variar de período para período. Pois, o cotidiano de cada um tende a mudar com o passar dos anos, mesmo que seja apenas nos detalhes cotidianos.
No entanto, isso pode ser um fator favorável. Pois se o concurso, por exemplo, não abrir, se organizar para 2024 é uma maneira de tentar contemplar essas 5 horas dentro de 6 dias da semana.
Bagagem acadêmica
Por fim, para aumentar as chances de sucesso, essa quantidade pode aumentar para 8 ou 9 horas diárias. Na verdade, esse tempo é bastante alto, mas é completamente viável para quem já possui uma bagagem acadêmica.
Com isso, se o candidato já possui o costume de estudar o dia inteiro, decidir quantas horas de estudo para passar no concurso não será necessariamente um problema. Afinal, ele só precisará adaptar os conteúdos.
Portanto, o ideal é se familiarizar com a rotina e fazer o melhor de si todos os dias. Ou seja, quanto mais rápido começar a rotina, melhor.