Pré-história: Conheça características da arte rupestre
Compreende-se como arte rupestre as criações artísticas desenvolvidas em rochas durante a Pré-História. Divide-se em pintura rupestre e gravura rupestre.
As artes mais antigas têm origem no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) obras artísticas no período Neolítico (8.000 a.C.). Encontradas em todo o mundo, de acordo com pesquisadores, surgiram através do aparecimento de objetos artísticos.
Não se sabe a idade exata das criações, embora especialistas afirmam que as primeiras surgiram entre 30 e 40 mil anos atrás, quando o ser humano adquiriu habilidade e capacidade intelectual para criar desenhos.
A arte rupestre poderá aparecer nas provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!
Tipos de arte rupestre
Como falamos acima existem diferenças entre as obras, sendo uma pintura rupestre e a outra gravura rupestre.
Na pintura rupestre aplica-se pigmentos sobre as superfícies, já a gravura rupestre são realizadas impressões de símbolos e desenhos com fissuras nas pedras.
A saber, artes encontradas dentro de cavernas recebem o nome de arte parietal, sendo um dos “braços” da arte rupestre.
Vale dizer que a arte representada nas rochas milhares de anos atrás, buscava representar o dia-a-dia do homem como a caça por exemplo. Por outro lado, também apresenta desenhos abstratos.
Alguns pesquisadores acreditam que a arte fazia parte de alguma espécie de ritual ou mágica. Visando atrair prosperidade na caça.
Pinturas Rupestres – Materiais utilizados
As cores utilizadas nas pinturas rupestres eram retirados da natureza como argilas, carvão, minerais, ossos carbonizados e um mix de vegetais com aglutinantes deixando a mistura uma gosma para ajudar na fixação do pigmento.
Para isso, moía-se objetos sólidos e acrescentava-se clara de ovo, sangue, excrementos, gordura animal, além de ceras e resinas vegetais.
Técnicas de arte rupestre
As primeiras técnicas criadas eram simples, consistia em assoprar pó de materiais sobre as mãos, a fim de deixar marcada a palma da mão na parede.
Posteriormente, técnicas se aprimoraram-se, usando mais cores, assim como houve elaboração de desenhos melhores através de métodos de claro e escuro, além das pinturas policrômicas.
Nesse período, criaram-se muitos desenhos de animais, como por exemplo de cavalos e cervos. Assim como imagens retratando o dia a dia com cenas de dança, caça, entre outros.
Arte Rupestre no mundo
Há arte rupestre nos quatro cantos do mundo. A saber, a primeira arte apresentada ao mundo foram as pinturas encontradas na Espanha na caverna de Altamira há 150 anos.
No Brasil, descobriu-se essas impressões em diversas regiões, sobretudo o Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Algumas figuras da arte rupestre, demonstram que os povos primitivos possuíam conhecimento em astronomia, além disso, os desenhos de figuras femininas eram predominantes.
Por fim, pode-se dizer que através da arte rupestre surgiu a primeira forma de escrita, conhecida como escrita pictográfica.