Economia

Poupança viabilizada no seu plano de finanças

Como viabilizar uma poupança dentro de um planejamento financeiro, estando endividado?

É muito importante que você viabilize uma poupança por meio de um planejamento que contemple a sua situação atual e os seus objetivos em longo prazo.

No entanto, essa viabilização pode ser um desafio para muitas pessoas. Principalmente, para quem se encontra em um momento financeiro instável.

Faça um planejamento orçamentário

Sendo assim, é muito importante que você faça um planejamento orçamentário para que direcione valores para sua poupança, ao passo que verifique as possibilidades no que diz respeito a renegociação de dívidas e outras demandas pessoais.

Mapeie a sua situação financeira atual

 Faça um mapeamento da sua situação financeira atual. Pois, é muito importante que você tenha clareza sobre o quanto você realmente ganha, gasta e deve.

Posteriormente, você pode verificar as possíveis ações que direcionam o seu comportamento para o seu objetivo financeiro.

Analise seus hábitos e verifique possíveis alterações

 No entanto, não precisa ser muito radical nesse primeiro momento. Pois, é muito relevante que você tenha foco em seus hábitos. Sendo assim, você pode direcionar valores relativamente baixos para a poupança, reforçando um hábito positivo. Posteriormente, você insere em seu planejamento um valor fixo para essa finalidade.

Categorize suas metas

Além disso, você pode separar suas metas pessoais e categorizá-las para que você alcance seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para uma reserva de emergência, ao passo que insere em seu planejamento valores para objetivos maiores.

Feirão Serasa Limpa Nome

 Verifique a possibilidade de renegociação de suas dívidas em situações que sejam benéficas para você. Por exemplo, o Feirão Serasa Limpa Nome é uma opção interessante, já que oferece descontos de até 90% para o inadimplente.

No entanto, para que você possa adicionar valores para uma poupança,  é importante que o pagamento de suas dívidas também esteja limitado dentro do seu orçamento.

Evite um fluxo financeiro negativo

Sendo assim, caso você possua muitas dívidas, faça acordos financeiros de uma parte, posteriormente você pode direcionar outras dívidas. Uma vez que é importante que você não crie um outro negativo de dívidas, ao tentar pagar suas dívidas atuais.

 Além disso, é importante que você veja a poupança como um hábito e faça trocas econômicas para que, com o passar do tempo, você possa direcionar valores cada vez mais elevados e melhorar a sua relação com suas finanças em longo prazo.