Economia

Poupança: processo planejado e não linear

É possível viabilizar uma poupança como um hábito na sua rotina, para isso, é importante realizar um planejamento financeiro que seja flexível e considere suas particularidades.

Poupança: processo planejado e não linear

Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Contudo, não é necessário deixar de realizar um planejamento por não estar controlando suas finanças,  uma vez que a ideia do planejamento é se apropriar desse controle, e não desistir porque o seu processo pode ocorrer de forma linear.

Faça mudanças econômicas na sua rotina

Por isso, é viável que analise na sua rotina quais são as mudanças que podem ser realizadas, de modo que direcione os valores economizados para a sua poupança, no entanto, é válido ressaltar que essas mudanças podem ser simples.

Por exemplo, troque o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, ou ainda, troque a sua conta bancária comum por uma conta sem taxas. Dessa forma, estará direcionando um processo positivo para alcançar os resultados do seu planejamento.

Poupe todos os valores economizados e visualize o seu processo

Ao poupar os valores economizados, estará poupando valores baixos, entretanto, estará visualizando o seu processo; o que é muito relevante para que adquira hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis.

Um novo conceito na sua rotina

Além disso, a poupança pode ser um conceito na sua rotina e não a única opção; já que o mercado de investimentos oferece muitas possibilidades de renda fixaNo entanto, é viável que conheça cada uma delas e considere a diversificação das opções, caso opte por se tornar um investidor.

Refaça o seu processo com o passar do tempo

O mais importante dentro do processo é que a poupança faça parte do planejamento financeiro, ainda que todo esse fluxo não ocorra de forma linear, já que pode modificar suas metas com o passar do tempo.

Questione seus impulsos de compra e não deixe de planejar suas finanças

Portanto, não abdique da poupança, já que ao deixar de realizar um planejamento financeiro, estará deixando de controlar um fluxo que já ocorre na sua rotina. 

Processo orgânico e adaptável

Assim sendo, a poupança pode ser uma consideração na sua rotina e um modo orgânico de questionar seus impulsos de compra. Dessa forma, a poupança será o resultado de um processo financeiro gradual e objetivo que considere essas particularidades, de modo que o seu planejamento financeiro seja eficiente em longo prazo.