A poupança pode ser conceituada como um hábito dentro da sua rotina através de um conceito de planejamento financeiro flexível e atualizado. Para isso, você precisa realizar o mapeamento de sua situação atual através de aplicativos ou de ferramentas específicas para planejamentos.
É comum que as pessoas abdiquem da poupança porque não se encontram em uma situação financeira estabilizada. Entretanto, é possível que você realize um planejamento no qual a poupança se torne o resultado de um processo, e não o objetivo planejado.
Para isso você precisa obter clareza sobre sua situação atual e definir pequenas metas. A princípio, o conceito flexível no seu planejamento financeiro requer que você defina como meta as mudanças comportamentais.
Haja vista que no começo do processo do seu planejamento não irá focar nos valores monetários guardados, e sim nas suas mudanças. Uma vez que, em longo prazo, este conceito será imprescindível para que você obtenha uma relação saudável com o seu dinheiro.
Você pode realizar pequenas trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade, de maneira que você obtenha um resultado econômico, ainda que seja uma economia irrisória.
No entanto, no seu planejamento flexível, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. Dessa maneira, você obterá um resultado tangível sobre a visualização do seu processo; o que é muito importante para que você entenda a importância de realizar pequenas mudanças.
Com o passar do tempo, você poderá refazer o seu planejamento e definir metas mais elevadas. Entretanto, é importante que você entenda a necessidade da flexibilidade no conceito do planejamento para que não se cobre de forma excessiva.
Visto que é importante que você não se cobre excessivamente para que construa um novo caminho para a sua vida financeira. Uma vez que, caso você torne o seu processo pessoal uma fonte de autocobrança, você tende a abandonar todo o seu planejamento.
Por isso, é importante que você construa uma relação sólida com o seu dinheiro, ainda que você obtenha resultados dentro do seu planejamento de maneira não linear.