A poupança pode ser parte de um processo financeiro pessoal flexível dentro da sua rotina, no entanto, é necessário que tenha clareza sobre a sua situação financeira atual.
Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos mensalmente para essa finalidade. Contudo, é possível elaborar uma poupança de forma flexível, considerando a sua rotina de consumo.
Primeiramente, separe seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, poderá obter maior clareza sobre quais são os seus hábitos nocivos para suas finanças e o que pode ser modificado. Para isso, é possível utilizar uma ferramenta própria para planejamentos ou aplicativos.
É possível fazer mudanças simples e eficientes. Por exemplo, ao trocar o seu cartão de crédito atual por um cartão de crédito sem anuidade, estará gerando economia sem abdicar de um importante serviço bancário.
No entanto, dentro do conceito de flexibilidade no seu planejamento financeiro, deve guardar todos os valores economizados na poupança. Por isso, é comum que durante o seu processo guarde valores irrisórios com certa frequência. Dessa forma, estará visualizando o seu processo; o que será muito importante para construir uma relação saudável com suas finanças pessoais.
Com o passar do tempo é possível que modifique o seu planejamento direcionado para a poupança valores fixos, definindo metas mais assertivas.
No entanto, é muito importante que seja flexível com o seu processo e com suas metas quando do início de seu planejamento. Dessa forma, poderá observar melhor seus hábitos de compra e de consumo, ao não abdicar de controlar suas finanças.
Uma vez que ao abdicar de controlar seu fluxo financeiro, deixará de controlar algo que já está acontecendo na sua rotina. Por isso, é viável que faça um planejamento flexível para que possa definir metas assertivas conforme sua evolução.
Além disso, a poupança pode não ser a única opção de investimento, já que o mercado de investimentos oferece diversas opções de renda fixa. Sendo assim, adote a poupança como um conceito e explore outras possibilidades de maneira gradual.
Faça adaptações dos apontamentos citados e não abdique de conceituar a poupança na sua rotina, já que dessa forma é possível visualizar de forma tangível suas mudanças comportamentais e direcionar seus planos em longo prazo.