Economia

Poupança: pontos importantes para um processo resolutivo

A poupança pode ser parte de um conceito resolutivo para que faça um processo planejado que considere suas metas pessoais e o seu estilo de vida no momento atual.

Pontos importantes para inserir a poupança num processo resolutivo

É comum que as pessoas abdiquem da poupança quando não realizam um processo planejado, entretanto, esse fluxo pode ser contraproducente, elevando o seu ciclo de endividamento dentro do cenário atual, ou ainda, criando um processo negativo. 

É viável realizar um planejamento financeiro de forma flexível, considerando a poupança como parte de um processo e não como o seu único objetivo dentro dessa dinâmica.

Visualize o seu processo de forma tangível

Dessa maneira, poderá gerar economia de forma eficiente através de pequenas trocas e realizá-las na sua rotina de consumo. É válido destacar que essa economia tende a ser irrisória, no entanto, é fundamental que esse processo seja feito de maneira gradativa para visualizar a evolução do seu planejamento financeiro.

Faça trocas econômicas e gradativas

Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, cancele um serviço de TV a cabo e assine um serviço de streaming.

Analise o estilo de vida e considere modificar hábitos de consumo

Dessa maneira, estará gerando economia na sua rotina sem abdicar de serviços relevantes no seu processo, por isso, considere o seu estilo de vida para verificar quais são as pequenas trocas que podem ser realizadas.

Ao poupar todos os valores economizados, poderá visualizar o seu processo; o que torna tangível a sua mudança comportamental, por isso, esse fluxo é muito relevante no início do seu planejamento.

Conheça o mercado de investimentos

Certamente, com o passar do tempo poderá verificar outras possibilidades dentro do mercado e analisar investimentos de renda fixa, como tesouro direto e o CDB, visto que são opções viáveis para quem deseja elevar sua rentabilidade para além da poupança.

Contudo, independentemente de suas escolhas quanto aos investimentos, considere a poupança como um conceito para o correto direcionamento do seu fluxo e para minimizar a autocobrança.

Não abdique de planejar uma poupança de forma conceitual e flexível

Uma vez que a autocobrança pode fazer com que abandone o processo, por isso, inicialmente não se cobre em termos monetários, apenas visualize a frequência de depósitos e verifique quais são os seus hábitos nocivos para suas finanças no momento atual. Dessa maneira, poderá elaborar um processo resolutivo, ainda que não seja linear.