O planejamento financeiro deve fazer parte da rotina da pessoa física, de modo que uma poupança seja viabilizada, ainda que não seja direcionado um valor fixo mensalmente para essa finalidade.
É possível planejar suas finanças, ainda que o seu orçamento pessoal esteja negativo. Visto que negligenciar um planejamento pode aumentar um ciclo contraproducente e criar novos endividamentos.
No entanto, para que você possa fazer um planejamento financeiro pessoal considerando suas particularidades é importante que você direcione valores para a poupança através de pequenas mudanças de hábitos. Sendo assim, você deve direcionar todos os valores economizados por meio de alterações na sua rotina, ainda que sejam valores irrisórios.
Ao focar em novos hábitos você irá criar um poderoso modelo mental que será de grande valia para que você consiga alcançar seus objetivos em longo prazo. Sendo assim, você pode fazer um controle dentro da sua rotina considerando pequenas mudanças para que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual.
Para isso, você pode usar ferramentas de gestão, aplicativos de finanças,ou pode fazer anotações em planilhas, o mais importante é que você não abdique desse controle.
Posteriormente, você pode direcionar valores para a sua poupança através de pequenas economias. Por exemplo, você pode trocar uma opção de cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito isento de tarifas. Uma vez que as fintechs oferecem diversas opções de produtos bancários de qualidade, sem tarifa nenhuma para o cliente final.
Dessa forma, você pode verificar outras possibilidades de troca dentro da sua rotina para que você possa fazer um planejamento que seja viável dentro do seu estilo de vida.
Ao modificar pequenos hábitos, você estará economizando e modificando a sua relação com o seu dinheiro, o que será bastante relevante para que você alcance metas maiores.
Além disso, o planejamento pode ser refeito e suas metas podem ser elaboradas novamente de maneira periódica. O mais importante é que você tenha paciência com o seu processo. Pois criar novos caminhos mentais requer disciplina e constância. No entanto, lembre-se de que você pode obter sucesso, ainda que o seu planejamento ocorra de forma não linear.