Você pode viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro pessoal que considere a sua situação orçamentária, ainda que se encontre em um fluxo financeiro negativo.
Muitas pessoas adiam a necessidade de poupar dinheiro, pois não estão financeiramente favorecidas. Entretanto, o planejamento financeiro deve ser feito por todas as pessoas, principalmente por quem não está em uma situação confortável financeiramente. Visto que através do planejamento financeiro você poderá entender o cenário atual e verificar possíveis mudanças na sua rotina.
Uma vez que ao abdicar de planejar suas finanças, você apenas está abdicando de registrar algo que já acontece na sua rotina. Por isso, é fundamental que você controle os seus gastos fixos e variáveis, de maneira que você possa modificar a sua relação com o seu dinheiro, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.
Sugerimos que separe os seus custos fixos e variáveis através de um mapeamento simplificado. Você pode utilizar o Trello para essa gestão. Dessa forma, você poderá verificar quais são as ações imediatas quanto a possibilidade de gerar economia doméstica; bem como, quais são as ações de longo prazo.
Por exemplo, você pode imediatamente trocar um cartão de crédito comum por um cartão sem anuidade. Dessa forma, você não estará abdicando do serviço e estará gerando economia. Entretanto, você pode verificar a finalização de alguma parcela que possui no cartão atual para que, posteriormente, possa direcionar o valor para a sua poupança. Sendo assim, esses valores devem ser direcionados para a sua poupança, ainda que sejam valores baixos.
Posteriormente, você poderá direcionar valores maiores de modo fixo para a sua poupança, através de novas metas. Entretanto, para quem não se encontra em uma situação financeira positiva, o direcionamento de valores baixos oriundos de suas mudanças, é algo relevante. Dessa maneira, você estará realizando o planejamento financeiro, viabilizando uma poupança e o mais importante, adquirindo hábitos que sejam financeiramente saudáveis, e, portanto, sustentáveis.
Sendo assim, modificar a sua relação com o seu dinheiro pode ser algo que deve ser feito de forma contínua e direcionada. Portanto, ainda que os valores economizados sejam baixos, não desista de realizar um novo fluxo financeiro pessoal.