Economia

Poupança: não abdique de controlar suas finanças de forma flexível

É possível viabilizar uma poupança de forma planejada e flexível através de um conceito baseado em mudanças de hábitos de compra e consumo dentro de um planejamento financeiro pessoal.

Poupança: não abdique de controlar suas finanças de forma flexível

A poupança é importante por diversas razões, principalmente para a elaboração de uma reserva de emergência. Contudo, considerando a situação econômica atual, muitas pessoas abdicam dessa necessidade, pois não podem direcionar valores fixos para esse fim. Todavia, é possível que você elabore uma poupança considerando o conceito comportamental, e não focando apenas em valores monetários.

Analise quais hábitos podem ser modificados

Para isso, você deve adotar a flexibilidade dentro de um planejamento financeiro. Sendo assim, é necessário que faça uma análise sobre seus hábitos de compra e consumo, assim poderá verificar o que pode ser mudado de forma planejada.

A poupança como parte de um processo positivo

A poupança pode ser parte de um processo relevante para o seu direcionamento futuro. Entretanto, é muito importante que você não torne a poupança como um único objetivo dentro de um planejamento financeiro; já que ao conceituar a poupança como uma forma de lidar com o seu fluxo pessoal, você tende a alcançar seus objetivos em longo prazo.

Ferramentas de gestão

Separe seus custos fixos e variáveis e defina metas, considerando o curto, médio e longo prazo. Para isso, você pode utilizar o Trello ou outras ferramentas de gestão pessoal.

Posteriormente, analise sua rotina e verifique o que você pode modificar para realizar mudanças simples. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem anuidade.

Visualize o seu processo de forma tangível

No entanto, você deve direcionar para a sua poupança o valor que seria referente à tarifa do cartão. Certamente, você irá economizar valores baixos e irrisórios. O mais importante é que você crie uma visualização tangível do seu processo através da constância de depósitos.

Com o passar do tempo, você poderá modificar suas metas e definir valores mais elevados; o mais importante é que você entenda que esse conceito deve ser uma estrutura para suas finanças.

Estude outras opções de investimentos

Dessa forma, você não entenderá a poupança como um sacrifício pontual, e sim como uma rotina dentro do seu estilo de vida. Além disso, é possível que você estude o mercado de investimentos e conheça outras opções viáveis de renda fixa para realizar uma reserva de emergência e planejar seu futuro.