Economia

Poupança direcionada por meio de um planejamento financeiro

Dicas para a viabilização da sua poupança por meio de um planejamento financeiro direcionado

A viabilização de uma poupança pode ser um fator difícil para muitas pessoas que estão começando a se posicionar pessoalmente através de um planejamento financeiro.

No entanto, é completamente possível que você se direcione assertivamente e aumente suas chances de sucesso, alcançando seus objetivos de vida em curto, médio e longo prazo, através da sua relação com o dinheiro.

Você deve separar os seus custos fixos e custos variáveis

 Sendo assim, primeiramente você deve separar os seus custos fixos e custos variáveis. Pois, através dessa espécie de mapeamento você pode ter a clareza sobre a sua situação financeira atual e poderá direcionar hábitos saudáveis financeiramente.

Controle a sua rotina

Além disso, essa definição poderá te ajudar a elaborar um controle dentro da sua rotina. Todavia, você pode realizar esse controle através de um aplicativo de finanças ou por meio de uma ferramenta própria para planejamentos, como o Trello, por exemplo.

Após elaborar um planejamento sobre a sua rotina, você poderá verificar possíveis trocas viáveis financeiramente. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade .

Faça trocas viáveis financeiramente

Além disso, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária. Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de excelente qualidade com total isenção de tarifas. Assim sendo, você pode direcionar os valores atualizados para uma poupança. Ao direcionar valores para uma poupança, você irá criar um fluxo positivo e isso fará muita diferença para suas realizações em longo prazo.

Foque nos hábitos

Por isso, em um primeiro momento, não se apegue aos valores, coloque o seu foco nos hábitos. Já que, conforme o seu planejamento financeiro avançar, você poderá adicionar valores fixos e elevados para a sua poupança.

No entanto, é muito importante que no começo do seu plano você direcione todos os valores economizados para essa finalidade.Bem como, direcione os valores que seriam referentes a alguma compra da qual você desistiu.

Tenha paciência com o seu processo e direcione seu planejamento de forma orgânica

Certamente essa é uma maneira de direcionar o seu planejamento,  modificar o seu próprio hábito de maneira natural, fazendo com que o hábito de poupar seja algo positivo para você e não sacrifício. Já que a ideia de sacrifício faz com que as pessoas abandonem todos os tipos de planejamentos.