A viabilização da poupança é muito importante dentro de uma rotina familiar, ou até mesmo para direcionar seus objetivos pessoais.
No entanto, para que você viabilize uma poupança de forma direcionada é necessário que você faça um planejamento financeiro, visando atender essas demandas imediatas, ao passo que você planeje suas demandas futuras.
Para isso, é importante que você faça um mapeamento da sua situação financeira atual, ou seja, separe os seus custos fixos e variáveis para que você tenha clareza sobre o quanto você realmente ganha e o quanto você realmente gasta.
Sendo assim, é importante que você faça esse controle dentro da sua rotina através de um aplicativo de finanças, anotações em um caderno ou planilha de excel, como você preferir, o que importa é que você tenha um controle sobre seus gastos de rotina e também possa projetar o futuro considerando as dívidas atuais.
No entanto, para que você possa adicionar valores para uma poupança é importante que você tenha clareza sobre as suas dívidas.
Sendo assim, você pode atualizar os valores e verificar as opções de parcelamentos. O Feirão Serasa Limpa Nome oferece descontos para clientes inadimplentes de até 90%, o que é um percentual considerável dentro de um planejamento financeiro.
Decerto, é relevante que verifique essa possibilidade, no entanto, insira essas parcelas dentro do seu planejamento para que não crie outro ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas.
Além disso, a poupança é um hábito. Sendo assim, direcione valores cada vez maiores e frequentes. No início, é natural que você direcione valores baixos, já que você precisa focar no hábito.
Após um período de adaptação do seu planejamento, os valores da poupança poderão ser elevados. No entanto, ainda que você ache o valor muito baixo e irrisório, tenha foco no seu hábito.
O planejamento financeiro no início é muito focado em pontos de melhoria financeira. Sendo assim, verifique quais são os seus hábitos que são nocivos às finanças e quais podem ser modificados.
Você pode realizar pequenas trocas na sua rotina e viabilizar uma poupança organicamente, enquanto atende as essas demandas atuais e projeta o futuro.
Posteriormente poderá diversificar a poupança através de outras opções de investimento. No entanto, no início você precisa mudar a sua relação com o dinheiro para que possa direcioná-lo cada vez mais objetivamente.