A poupança pode ser parte do seu processo financeiro pessoal dentro de um planejamento que considere suas particularidades, através da observação da sua rotina.
Não é necessário abdicar da poupança, caso não possa direcionar valores fixos para esse objetivo no seu momento atual. Entretanto, é importante que seja flexível para criar um processo que considere mudanças comportamentais no que tange aos seus hábitos de consumo.
Para se apropriar do controle de suas finanças, é necessário criar um processo flexível que corrobore hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis. Por isso, as mudanças comportamentais são necessárias no início do seu processo.
É válido destacar que as mudanças realizadas na sua rotina não devem ser radicais, visto que a ideia é que o seu processo se torne orgânico e resolutivo. Sendo assim, faça pequenas trocas e poupe todos os valores economizados.
Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Dessa forma, estará economizando um valor relativamente baixo, porém, ao visualizar a frequência de depósitos, estará reforçando – de forma tangível – mudanças importantes para o seu futuro.
Sendo assim, é importante analisar o seu estilo de vida e verificar o que pode ser modificado dentro da dinâmica da sua rotina. Com o passar do tempo, é viável refazer o seu processo financeiro e considerar outras possibilidades.
Dessa maneira, estará criando um processo tangível que poderá se tornar parte de um fluxo financeiro efetivo, através de metas elevadas periodicamente.
Portanto, considere refazer o seu planejamento com o passar do tempo, bem como, analise outras possibilidades dentro do mercado de investimentos. Já que é válido ressaltar que o mercado oferece muitas possibilidades para quem deseja elevar sua rentabilidade para além da poupança, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o tesouro direto, por exemplo.
Elabore uma processo financeiro gradativo e evolutivo
Dessa forma, o seu processo financeiro será gradativo, assim sendo, poderá viabilizar uma poupança de forma objetiva dentro da dinâmica do mercado financeiro atual. Visto que ao deixar de realizar um processo planejado, está deixando de controlar situações que ocorrem na sua rotina, independentemente do seu planejamento. Portanto, seja flexível com o seu processo, ainda que ele ocorra de forma não linear.