É possível viabilizar uma poupança de forma objetiva e planejada, considerando o seu fluxo financeiro pessoal e seus objetivos em longo prazo.
Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível planejar suas finanças e direcionar valores para a poupança de forma constante, ainda que não linear.
Para isso, é fundamental que tenha atenção plena ao seu processo e não coloque valores monetários como metas no começo do seu planejamento. Sendo assim, suas metas iniciais devem se referir ao seu comportamento de compra e consumo, bem como ao questionamento dos seus impulsos de compra.
Dessa forma, poderá gerar economia organicamente e elevar o controle sob seu fluxo financeiro pessoal através de pequenas economias geradas na sua rotina. Para isso, é importante que gere economias através de trocas efetuadas de forma orgânica, direcionando todos os valores para a poupança. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas, ou ainda, troque a sua conta atual por uma conta digital.
São economias que resultam em valores baixos, quando monetariamente analisados. Contudo, ao focar na frequência de valores, estará criando um processo tangível e positivo para afirmar seus novos hábitos de compra e consumo.
Sendo assim, é primordial que não abdique desse processo. Além disso, a poupança pode ser parte do seu fluxo financeiro pessoal através da observação feita na sua rotina, mas não precisa ser a sua única opção.
O mercado de investimentos oferece muitas possibilidades de renda fixa e pode ser viável conhecê-las e direcioná-las de forma planejada. O tesouro direto é uma opção muito utilizada por quem deseja realizar um planejamento para a viabilização de uma reserva de emergência, por exemplo, assim como o certificado de depósito bancário.
Portanto, é cabível conhecer as opções para entendê-las e direcioná-las dentro de um processo planejado. Além disso, cabe destacar que não se deve direcionar valores elevados para uma única opção, principalmente quando se é um entrante no mercado de investimentos.
O mais importante é entender a necessidade de gerar economia a partir de uma situação descontrolada, para criar um caminho financeiramente sustentável. Portanto, é importante que faça adequações dos apontamentos citados e não abdique da poupança dentro do seu planejamento financeiro, ainda que o seu processo ocorra de forma faseada e gradativa.