Economia

Poupança: dicas para direcionar o fluxo de suas finanças

É possível elaborar uma poupança através de um processo funcional e gradativo na sua rotina, no entanto, para isso é preciso analisar seus hábitos de consumo e modificá-los organicamente.

Poupança: dicas para direcionar o fluxo de suas finanças

A poupança pode ser o resultado de um processo e não a sua única opção no mercado. No entanto, para que ela seja resolutiva dentro dessa vertente, é importante que separe as suas metas em curto, médio e longo prazo e controle o seu fluxo de consumo.

Analise sua rotina e modifique hábitos de consumo

Ao analisar seus hábitos de compra e consumo na atualidade, poderá direcionar valores para a sua poupança de forma orgânica. Certamente, serão valores irrisórios, mas esse processo é muito importante para visualizar o seu fluxo financeiro em longo prazo.

Sendo assim, considere verificar o que pode ser modificado, sem que seja uma mudança radical. Visto que o mais importante dentro do seu processo, principalmente no início, é poupar todos os valores economizados para visualizar o resultado do seu planejamento.

Faça trocas econômicas e gradativas

É possível trocar a sua conta bancária comum por uma conta digital, ou ainda, o seu cartão de crédito atual pode ser trocado por um cartão de crédito sem anuidade, além de obter outras vantagens dentro do cashback. 

Ao realizar essas trocas, estará mantendo a sua rotina de serviços bancários e gerando economia, o que é muito importante para criar um fluxo positivo em longo prazo. Além disso, é aconselhável que acompanhe suas mudanças e visualize o seu processo, considerando a frequência de depósitos e não os valores monetários, pois, certamente, serão valores irrisórios no início do seu planejamento.

Refaça o seu planejamento periodicamente

Com o passar do tempo, é viável que refaça suas metas e considere outras possibilidades de renda fixa, como o tesouro direto, por exemplo. Contudo, ao entrar no mercado de investimentos de forma mais ampla, considere os riscos que envolvem o mercado e a volatilidade da economia.

Analise o mercado de investimentos de forma planejada

Dessa forma, poderá diversificar suas opções com segurança e de forma planejada. Não abdique do seu planejamento em nenhuma situação. Pois, ao deixar de planejar suas finanças atuais, está deixando de controlar fatos que já ocorrem, independentemente da viabilização de uma poupança. Portanto, defina suas metas de planejamento de acordo com suas possibilidades atuais, para que obtenha um novo fluxo financeiro, de acordo com suas expectativas.