A poupança é de extrema relevância na vida de todas as pessoas, já que é um fator extremamente importante quando você precisa lidar com imprevistos, também é uma forma de alcançar suas metas pessoais.
No entanto, por diversos fatores muitas pessoas negligenciam essa necessidade. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você possa direcionar valores para uma poupança e consiga, ainda que seja aos poucos, criar um fluxo financeiro positivo, considerando suas particularidades.
Poupar dinheiro pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem se encontra em uma situação de endividamento ou, até mesmo, inadimplência. No entanto, é necessário que você faça um planejamento financeiro, ainda que a sua situação orçamentária se encontre negativa.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), conforme divulgação da Agência Brasil, apontou que mais de 66% dos consumidores brasileiros estão endividados.
Muitos fatores contribuíram para esse número, principalmente a crise financeira que foi agravada por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Entretanto, considerando o período anterior à pandemia, a falta de hábito financeiro, no que diz respeito a uma educação financeira e planejamento, possui grande parte nesse número.
Todavia, uma grande parcela das pessoas que se encontram em inadimplência atualmente, revelaram certo arrependimento pela ausência de uma reserva de emergência. Por isso, é importante que você crie uma reserva de emergência através de uma poupança, ainda que seja algo faseado e adaptado.
Por exemplo, você pode direcionar valores baixos para uma poupança, considerando pequenas mudanças na sua rotina e fortalecendo atitudes poupadoras. Dessa forma, você irá alimentar a poupança como um hábito.
Seja realista com o seu processo e tenha clareza sobre a sua situação financeira atual. Faça um pequeno mapeamento através de anotações e veja o quanto você realmente consegue guardar mensalmente; ainda que seja um valor baixo. É importante que você veja a poupança como um hábito pessoal. Por isso, direcione mensalmente algum valor para essa finalidade.
O hábito de anotar seus gastos diários pode ajudar a eliminar gastos supérfluos, bem como você pode verificar algumas trocas financeiras. Por exemplo, cancele a assinatura da TV a cabo e assine um streaming. Assim, direcione os valores economizados para a poupança.
Certamente, ao conceituar para si mesmo que a poupança é um hábito saudável e não um sacrifício pontual, você criará um caminho financeiro resolutivo para o seu futuro, indo além da reserva de emergência.