Economia

Poupança: dicas de planejamento financeiro

É possível que a poupança seja um hábito na sua rotina, para isso, considere um planejamento financeiro flexível e gradual.

Poupança: dicas de planejamento financeiro

A poupança dentro de um planejamento financeiro pode ocorrer de maneira gradual e flexível, ou seja, caso não possua valores fixos para direcionar para essa finalidade, é possível direcionar valores de acordo com suas possibilidades, através de mudanças na sua rotina. Contudo, essas mudanças não precisam de radicalismo. É possível realizar pequenas mudanças que geram economia de modo objetivo e organizado.

Trocas

Por exemplo, é possível trocar a sua conta bancária atual por uma versão digital. Visto que as fintechs oferecem contas e serviços bancários sem taxas para o cliente final. Considerando essa mesma possibilidade, a troca pode ser feita relacionada ao seu cartão de crédito tradicional, que poderá ser trocado por uma opção sem tarifas.

Contudo, é importante que poupe todos os valores economizados, ainda que sejam irrisórios. Dessa forma, estará visualizando o seu processo e considerando suas mudanças. Além disso, é muito importante que controle suas finanças através de aplicativos ou de anotações específicas. Dessa forma, não perderá o foco quanto às suas metas.

Metas

No que tange às metas, é válido ressaltar que elas devem ser definidas em curto, médio e longo prazo. Contudo, no início do seu processo, não coloque metas monetárias na elaboração da poupança. Visto que, dessa forma, poderá colocar como meta as possíveis mudanças comportamentais.

Com o passar do tempo, é viável revisitar o seu planejamento e definir metas mais agressivas e valores fixos para a poupança. Entretanto, o foco do seu planejamento flexível deve ser as mudanças possíveis dentro de sua rotina, considerando seu estilo de vida.

Investimentos

Além disso, a poupança não precisa ser a única opção de investimento, já que ela pode ser um conceito habitual, ao passo que é possível estudar o mercado e analisar outras opções de renda fixa, como o tesouro direto, por exemplo. Já que o mercado oferece algumas opções para quem deseja diversificar para alcançar suas metas e/ou elaborar uma reserva de emergência.

Contudo, é válido ressaltar que essas mudanças devem ser feitas de maneira planejada e gradual para que o seu investimento também faça parte de um processo positivo. Sendo assim, independentemente de suas opções quanto ao mercado de investimentos, é importante que todo o seu processo seja planejado para que seja resolutivo.

Entretanto, a flexibilidade dentro do seu conceito deve ser um valor para que não se cobre excessivamente, abandonando todo o seu planejamento. Lembre-se que é possível obter sucesso, ainda que o seu fluxo ocorra de maneira não linear.