A viabilização de uma poupança deve comportar seus objetivos em curto, médio e longo prazo, no entanto, a poupança pode ser flexível dentro de uma situação que não esteja sob o devido controle.
É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não podem direcionar valores fixos mensais para essa finalidade. Entretanto, é possível contornar uma situação atual para criar um caminho positivo, de modo que a poupança seja parte de um processo resolutivo em longo prazo.
Isso significa que é necessário observar a sua rotina e realizar pequenas trocas que sejam pertinentes ao seu estilo de vida. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas.
Dessa maneira, estará gerando uma economia de valores baixos. No entanto, ao poupar esse valor, estará visualizando o seu processo; o que é muito importante para reforçar hábitos financeiramente sustentáveis e saudáveis no futuro.
Sendo assim, considere o seu estilo de vida e verifique quais são as melhores maneiras de gerar economia, sem abdicar de importantes produtos ou serviços. Poupar os valores economizados e visualizar o seu processo é muito importante para não deixar de realizar um processo planejado de forma flexível.
Além disso, é possível conhecer o mercado de investimentos e considerar outras possibilidades dentro da modalidade de renda fixa. O tesouro direto e o CDB são opções muito utilizadas por quem busca realizar um planejamento específico para uma reserva de emergência ou para um objetivo em curto prazo, por exemplo.
Sendo assim, independentemente de suas opções quanto ao mercado de investimentos, não deixe de realizar um processo planejado, já que ao deixar de planejar a sua rotina, está deixando de planejar fatos que já ocorrem, independentemente do seu controle.
Portanto, considere a poupança como parte importante de um processo para minimizar a autocobrança e direcionar o seu fluxo financeiro pessoal, ainda que a sua situação não esteja positiva.
Uma vez que ao realizar um processo flexível, poderá lidar com o fluxo financeiro, ainda que de forma não linear; o que é primordial para realizar ajustes no seu processo, conforme julgar necessário.
Assim sendo, a flexibilidade é a melhor maneira de lidar com o seu processo, quando não se pode criar um planejamento com valores elevados para uma finalidade específica.