Economia

Poupança: análises, controles e novos hábitos de consumo

Para viabilizar uma poupança de forma planejada você deve ter clareza sobre quais são suas metas em curto, médio e longo prazo. Além disso, pode ser viável analisar seus hábitos de compra e consumo.

Poupança: análises, controles e novos hábitos de consumo

A poupança pode ser o resultado de um processo e não seu único objetivo, por isso, pode ser viável considerá-la como parte resolutiva da sua rotina. Sendo assim, analise quais são seus hábitos de compra e consumo e o que pode modificar, considerando que não abdique de serviços importantes.

Trocas eficientes

Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem tarifas, ou ainda, pode ser viável trocar a sua conta bancária atual por uma conta tradicional. Ao realizar pequenas trocas na sua rotina, estará gerando economia de valores baixos.

Entretanto, essa economia é de grande valia no direcionamento do seu processo em longo prazo. Sendo assim, considere o seu estilo de vida e verifique quais são as trocas orgânicas que podem gerar economias na sua rotina. Dentro do conceito de poupança flexível, é importante poupar os valores economizados, ainda que tais valores sejam monetariamente irrisórios.

Reforço positivo e outras opções de renda fixa

Dessa forma, estará visualizando o seu processo e reforçando hábitos financeiramente sustentáveis; o que é muito importante para o seu sucesso em longo prazo. Além disso, é válido destacar que a poupança não precisa ser a sua única opção no mercado de investimentos.

Já que é possível conhecer outras opções de renda fixa e analisar a viabilidade de contratá-las. O tesouro direto, por exemplo, é uma opção de renda fixa muito utilizada para quem deseja viabilizar uma reserva de emergência.

Processo planejado

Entretanto, ainda que opte por se tornar um investidor, é viável direcionar essa opção em um processo planejado, já que o novo investidor deve ter alguns cuidados com fraudes e golpes, bem como, especialistas recomendam que nunca centralize o seu dinheiro em uma única opção.

É viável que analise sua rotina e verifique o que pode modificar no seu processo de forma resolutiva. Dessa maneira, a poupança será sempre o resultado de uma troca eficiente, ainda que o seu fluxo ocorra de maneira não linear.

É importante que não abdique desse tipo de comportamento de consumo e do controle do seu processo, já que ao deixar de planejar o seu processo financeiro, estará deixando de controlar fatos que já ocorrem na sua rotina.