A gestão financeira pessoal pode ser um assunto delicado para muitas pessoas que abdicam da poupança devido a uma situação financeiramente negativa.
Entretanto, quando você elabora um planejamento financeiro de forma flexível, você pode adotar a poupança como um hábito, de modo que você minimize a autocobrança para que guarde valores elevados e de forma fixa. É possível que você crie um fluxo pessoal flexível a partir de uma situação negativa. Entretanto, para isso você deve ter resiliência e paciência com o seu próprio processo.
O planejamento financeiro deve fazer parte da sua rotina, independentemente de sua situação financeira atual. Pois, ao negligenciar o planejamento de suas finanças, você abdica de algo que é extremamente relevante, o controle do que já está acontecendo na sua vida financeira.
Por isso, quando você opta pela gestão financeira pessoal, você está apenas registrando os fatos para que você possa viabilizar uma poupança por meio de análises pessoais e comportamentais.
Você pode fazer um mapeamento de sua situação financeira para que você possa elaborar um pequeno plano de ação. No entanto, caso a sua situação financeira não esteja favorável, você pode realizar um planejamento com foco na sua poupança. Dessa forma, você estará obtendo a poupança como o resultado de todo um processo que considera a sua situação financeira atual.
A personalização do seu planejamento financeiro pode ser um diferencial para que você consiga registrar a sua rotina e definir metas. Para isso, você pode fazer o uso de ferramentas de gestão como o Trello, ao passo que você pode realizar trocas de forma planejada. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas, considerando a diversidade de ofertas do mercado atual.
Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do serviço. Assim sendo, você deve focar em novos hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis, direcionando os valores economizados para a sua poupança.
Lembre-se que o valor economizado pode ser irrisório, porém, ele funciona com uma simbologia de seu novo caminho para obter uma relação financeiramente saudável com seus hábitos de consumo. Por isso, não deixe de direcionar os valores economizados para a poupança e considere como positivas as pequenas mudanças feitas na sua rotina.