Por meio do aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e-Título, o eleitor pode ter acesso a diversos serviços. Dentre eles, a justificativa de ausência na votação.
Nesse caso, o cidadão pode acessar o aplicativo e realizar o procedimento de forma rápida e fácil. Confira abaixo como fazer.
Como justificar a ausência na votação pelo e-Título?
Como já mencionado, a justificativa pode ser realizada de forma prática, por meio aplicativo da Justiça Eleitoral, ou seja, sem a necessidade de sair de casa.
O eleitor poderá justificar a ausência neste domingo (02), dia da votação, das 08h às 17h, lembrando que a ação poderá ser realizada tanto no primeiro turno, quanto no segundo. No entanto, para isso, será necessário que o aplicativo esteja devidamente instalado no aparelho do cidadão, disponível para os sistemas Android e iOS.
Vale salientar que o prazo para instalação do app e-Título se encerra neste sábado (1º), às 23h59.
Para justificar o voto, basta acessar a página inicial do aplicativo e-Título, em seguida, clicar em “Mais opções” e acessar a área de “Justificativa de ausência”. Na ação, o eleitor deve preencher os dados solicitados, como a eleição que deseja justificar, a justificativa propriamente dita e o seu e-mail.
Como utilizar o e-Título?
Primeiramente, é importante salientar que, para que haja liberação do título on-line, é necessário que o eleitor tenha sido registrado na Justiça Eleitoral anteriormente.
Sendo registrado, o cidadão pode ter acesso ao documento digital a qualquer momento, por meio dos sistemas Android e iOS. Após ter realizado a instalação do aplicativo em seu aparelho, o eleitor deve informar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de inscrição de seu título de eleitor;
- Nome da mãe;
- Nome do pai.
Feito isso, as informações concedidas pelo cidadão serão cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral para que o acesso ao aplicativo seja validado.
Quais informações constam no aplicativo?
No Título de Eleitor on-line o cidadão poderá ter cesso as seguintes informações:
- Nome;
- Data de nascimento;
- Município;
- Nome dos pais;
- Número do título;
- Número de zona eleitoral;
- Seção à qual o eleitor deve se encaminhar para participar do pleito.