O posicionamento profissional é um fator chave no desenvolvimento de qualquer carreira. Por meio dele nós podemos mostrar quem somos e como queremos ser enxergados pelo mercado de trabalho. Basicamente, nosso posicionamento está muito atrelado à nossa imagem profissional.
Por isso, saber desenvolvê-lo é de suma importância para atrair grandes oportunidades profissionais. Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, acompanhe este conteúdo e analise, conosco, as nossas reflexões sobre o assunto.
O que é posicionamento profissional?
O posicionamento profissional pode ser entendido como uma imagem que você cria sobre si mesmo para o mercado de trabalho. É como se o seu eu profissional fosse um produto, não no sentido pejorativo, mas no sentido de ter algo a oferecer às empresas e aos empregadores.
Trata-se do lugar que você deseja estar e ocupar ao longo da sua carreira profissional. Também pode ser entendido como a forma que os seus colegas, empregadores e clientes lhe enxergam no mercado de trabalho.
Por isso que dizemos que o posicionamento profissional está muito envolvido com a imagem que você cria. Porém, esta também se envolve com questões mais simples, como ser pontual e organizado, enquanto o posicionamento se envolve com o cargo, a importância e as atribuições que você possui dentro de um espaço profissional.
Por meio de um posicionamento profissional bem definido você se torna capaz de alinhar as suas demandas de trabalho. Assim você sabe qual caminho quer seguir e o que realmente tem a oferecer. Ao invés de, simplesmente, “dar tiro para todos os lados”, podemos assim dizer.
Como o posicionamento profissional é posto em prática?
O posicionamento profissional é posto em prática de diversas formas. Mas para que ele realmente apareça em sua vida cotidiana, comece a pensar sobre o que te move. O que você gosta de fazer? O que realmente fazer? Quais são os seus propósitos pessoais? O que lhe faz seguir adiante?
Todos esses questionamentos podem lhe ajudar a compreender o que você deseja ser e alcançar no mercado de trabalho. É por meio desse tipo de autoanálise que você começará a construir o seu posicionamento para, mais tarde, “se tornar o melhor” na sua área específica.
Para tanto, é claro que você precisa buscar novas habilidades e especializações também. Não existe mágica. É preciso estudar, se desenvolver, aprender, etc. Tudo isso sempre se baseando nos seus próprios propósitos e objetivos, é claro.
Lembre-se, ainda, que existem muitos fatores complementares que devem ser estimulados e desenvolvidos. Falamos um pouco sobre eles, anteriormente, quando pensamos na imagem profissional como um todo. Contudo, se você realmente quer se posicionar de forma efetiva, considere a necessidade de:
- Ser proativo;
- Pontual;
- Dinâmico;
- Flexível;
- Focado;
- Organizado;
- Disponível;
- Criativo;
- Responsável;
- Entre outras características igualmente importantes.
Uni-las ao seu propósito profissional irá fazer com que você se posicione como uma “marca” forte no mercado.
Comece, hoje mesmo, a transformar a maneira como você se portar no campo profissional e veja como isso poderá mudar a sua vida. 😉