Muitas empresas, acabam deixando de lado o cliente que já compra há mais tempo com ela, pra investir somente em novos clientes, e acaba não realizando o pós-venda.
E esse é um grande erro, o cliente antigo é tão importante quanto um novo cliente.
Portanto, é muito importante prestar um atendimento aquela pessoa que já compra também da empresa, ouvir sua opinião e principalmente reclamações.
O atendimento pós-venda é um ótimo canal entre o cliente e a empresa.
Ou seja, o relacionamento com o cliente deve estar presente em toda etapa de atendimento, desde a prospecção até a finalização da venda.
Porém, é preciso ter alguns cuidados para esse relacionamento pós-venda, sem parecer evasivo e insistente.
Atendimento pós-venda
O processo de atendimento pós-venda envolve, contato por e-mail, envio de cupom de compras em uma data especial, descontos em uma próxima compra, cartão fidelidade.
Existem muitas maneiras de agradar aquele cliente que está sempre comprando com a sua empresa.
Porém, como mencionamos essa não está sendo uma prática comum entre os empreendedores, poucos deles já adaptaram esse atendimento pós-venda no seu dia-a-dia.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, através do Relatório de Inteligência do SIS Sebrae, apontam que 70% das empresas brasileiras não possuem cadastro de seus clientes.
E o que mais chama atenção é que 85% das empresas brasileiras, nunca fizeram um pós-venda.
Isso acaba causando a perda de clientes, e muitas vezes a empresa não percebe que um dos motivos é esse, a não realização do pós-venda.
Por que investir no pós-venda
O cliente que já compra seu produto ou usa seu serviço, já conhece sua empresa e o que ela oferece, sendo assim o gasto em convencer esse cliente é muito menor, do que conquistar clientes novos.
Claro que não estamos falando somente em focar em clientes antigos, pelo contrário, precisa haver um equilíbrio. Investir tanto em novos, quanto nos antigos.
O marketing boca a boca é ainda um dos mais promissores no mercado. Indicação de cliente é e sempre será uma ótima forma de atrair novos clientes para a empresa.
Como realizar o pós-venda
Sempre que ocorre uma venda, por trás dela, existe um comprador que pode tanto estar muito satisfeito, quanto com alguma problema realizado durante o processo.
Porém, se a empresa não se atenta a isso, acaba tendo uma visão negativa perante o cliente, pois até mesmo para realizar a reclamação muitas vezes é um processo tão demorado, que o cliente acaba desistindo e nunca mais comprando.
Esse é o ponto, não deixe seu cliente desistir da sua empresa, realizar um feedback com ele logo após a compra, para saber o que ele achou, como foi a experiência e principalmente qual a sugestão dele.
Ou seja, através desse bate-papo será possível saber onde a empresa esta acertando, e o que pode melhorar em relação a prestação de serviço e a entrega dos produtos.
Por fim, lembrem-se sempre o quanto vale a pena fidelizar um cliente que demonstra interesse e que já compra com você, e invista nesse relacionamento.
Se gostaria de saber um pouco mais sobre relacionamento com o cliente, deixe seu comentário.