Enem e Vestibular: Você sabe o que é Semântica?
Apesar de ser um conceito básico relacionado às línguas naturais, incluindo-se aí a língua portuguesa e as línguas estrangeiras modernas cobradas em vestibulares como o Enem, por exemplo, muitos alunos não sabem bem o que é a Semântica.
Ao falar de semântica estamos falando sobretudo de significado. Desse modo, pode ser definida como a área de estudos linguísticos que se dedica ao estudo dos significados e suas interpretações, seja no nível da palavra, das expressões ou frases, considerando sempre os contextos em que se inserem.
Assim, falar de semântica envolve sempre a associação de um significante a um ou mais significados. O estudo do significado tem como objetivo principal explicar as possíveis interpretações do que está sendo transmitido.
Desse modo, essa área é responsável pelo estudo de alguns temas recorrentes em provas de língua em vestibulares. São eles: sinonímia, antonímia, polissemia, paronímia, homonímia, denotação e conotação.
Confira abaixo algumas das relações estabelecidas:
A sinonímia diz respeito à relação de semelhança de significado entre dois ou mais vocábulos, exemplos disso são belo, bonito, lindo. Já a antonímia é justamente o contrário, desse modo, se trata da relação de oposição dos significados dos vocábulos como, por exemplo, maldoso vs bondoso.
A polissemia, por sua vez, trata das possibilidades de significado de um mesmo vocábulo. Ou seja, há polissemia quando a interpretação da palavra pode se dar de dois ou mais modos. Como exemplo disso, temos a palavra manga, que pode ser de camisa ou o nome da fruta.
A paronímia expressa a relação entre palavras que têm formas semelhantes, mas significados diferentes. É o caso de emigrar e imigrar, por exemplo. A homonímia, por sua vez, diz respeito a palavras cuja pronúncia é exatamente a mesma, mas os significados são distintos. Temos, por exemplo as palavras acento e assento.
A conotação e a denotação são mais amplas e cabem discussão em um outro artigo. Fique atento a novas postagens, pois esse assunto tem importância para aqueles que prestarão vestibular. Os temas aqui abordados podem ser cobrados direta ou indiretamente nas questões de português ou de língua estrangeira.
Gostou deste artigo? Então deixe aqui seu comentário.