Português para concursos: o que mais cai?
Português: o que vai cair na sua prova?
Todos sabemos que a matéria de Português cobrada em concursos públicos pode ser bem extensa. Porém, nem sempre tudo o que foi pedido será cobrado. Dessa forma, você não precisa (e nem deve) focar o seu estudo de uma mesma maneira em todos os tópicos.
Existem alguns assuntos que são mais recorrentes, ou seja, que têm grandes chances de aparecer nas suas provas.
O artigo de hoje vai comentar brevemente sobre cada um deles para que você possa direcionar o seu estudo.
Morfologia
A Morfologia engloba uma série de classes de palavras. Porém, algumas são muito recorrentes nas provas de concursos públicos brasileiros.
O uso dos pronomes provavelmente estará na sua prova, principalmente o uso do pronome relativo “que”.
Também é bem provável que apareça pelo menos uma questão sobre verbo e advérbio no meio das questões de português.
Os conectivos também são muito recorrentes nas provas, principalmente em questões que perguntam sobre a suas funções. Você deve estudar os conectivos também para fazer uma boa redação.
Concordância
Parte significativa dos concursos públicos ADORA perguntar sobre concordância, tanto aquela verbal como aquela nominal.
Nessas questões, normalmente o candidato se depara com algum ERRO de concordância. Você deverá identificar qual é o erro e corrigí-lo.
Existem diversas regras dentro da concordância verbal e nominal. Por isso, separe um bom tempo do seu cronograma de estudos para elas.
Pontuação
A pontuação pode aparecer em dois momentos na sua prova: nas questões da parte de português ou na redação.
Para escrever uma boa redação, você precisa saber usar a pontuação adequadamente. Erros de pontuação podem ocasionar a perda de vários pontos, prejudicando, assim, a sua nota final.
Crase
O uso da crase tem sido um assunto muito recorrente em diversas provas do Brasil. Aprender como se usa a crase de forma adequada não é uma tarefa difícil, mas é muito importante.