Nesta terça-feira, 3 de junho, o Banco Central (BC) deu dados sobre a portabilidade de crédito imobiliário em 2019. A portabilidade de contratos de crédito para compra do imóvel próprio subiu 200% ano passado.
Foram feitas 4.610 operações ano passado. Se levar em conta renegociações de contratos com o mesmo banco, foram cerca de 6 mil operações de 2019, totalizando R$ 2,15 bilhões.
O Banco Central também explicou que há renegociações de mercado sem envolvimento de outro banco. Nessas renegociações, o tomador e o banco entram em acordo sobre redução de taxas. Nessa modalidade, foram feitas renegociações em cerca de 30 mil contratos, totalizando R$ 9,94 bilhões em 2019.
O aumento da portabilidade do crédito imobiliário aconteceu por causa da queda dos juros básicos nos últimos anos. Essa queda também é sentida em outras linhas de crédito. Nos dias de hoje, a taxa Selic está em 3% ao ano, valor de mínima histórica.
Por fim, de acordo com o Banco Central, se considerar operações contratadas antes de 2019, fossem adimplentes ou com taxas de juros acima de 10%, há milhares de operações que poderiam se favorecer da portabilidade. E o favorecimento poderia ocorrer de forma direta ou indireta.