Você já parou para pensar por que o botão soneca é ruim? Já analisou quais são os reais efeitos que ele pode proporcionar quando ficamos apertando-o demasiadamente? Neste texto, trouxemos alguns apontamentos que podem ajudá-lo a compreender os motivos pelos quais o hábito de apertar o botão soneca pode ser bastante negativo. Não deixe de conferir!
Por que o botão soneca é ruim?
Basicamente, o botão soneca é ruim pois ele impacta o nosso descanso, nossa energia, humor e até mesmo pode impactar a nossa autoconfiança. Afinal, se percebemos que, mais uma vez, o “soneca” nos venceu, podemos sentir que não temos um grande autocontrole, concorda? Isso pode afetar a autoconfiança e causar mal-estar por conta disso.
Abaixo, você verá esse e outros fatores que fazem com que esse botão seja considerado algo ruim. Continue lendo.
Novo ciclo do sono que é interrompido
O nosso sono é feito de ciclos. Normalmente, cada ciclo pode durar cerca de 1 hora ou um pouco mais. Logo, quando apertamos o botão soneca para que o despertador toque novamente daqui 10 minutos, estaremos dando ao nosso corpo a chance de iniciar um novo ciclo do sono. Porém, ao invés de permitir que esse ciclo se concretize, nós o interrompemos 10 minutos depois que ele começou.
Sendo assim, esse é um dos motivos pelos quais nos sentimos tão cansados e sem energia quando o segundo despertador toca. Agora, imagine isso se repetindo duas, três ou até cinco vezes. Pois é! Quanto mais apertamos o botão soneca, mais o nosso corpo pode tentar iniciar um novo ciclo do sono, ficando cada vez mais cansado e fatigado.
Culpa por conta da procrastinação
Quem nunca se sentiu culpado por apertar o botão soneca e perceber que está procrastinando a hora de levantar da cama e iniciar as tarefas do dia? Dificilmente terá alguém que dirá que nunca se sentiu culpado por conta disso. Por isso, quando pensamos nos motivos pelos quais o botão soneca é ruim, não podemos deixar de considerar o quanto a procrastinação está envolvida com ele.
Especialmente quando estamos com a ideia de “mudar de hábitos”, a ponto de acordar mais cedo, por exemplo, mas acabamos apertando o botão soneca, podemos nos sentir procrastinadores e com pouco autocontrole. Portanto, pare e pense: será que vale a pena vivenciar todos esses sentimentos só para “dormir” mais cinco minutos, sendo que esses minutos não irão dar mais energia, mas, sim, irão fazer você se sentir mais cansado? Pense nisso!
Levantar no primeiro toque pode ser o melhor caminho
Levantar na hora que devemos levantar pode ser o melhor caminho, mesmo quando ainda sentimos preguiça e um pouco de sono. Lembre-se de que o sono irá aparecer você levantando na hora ou apenas alguns minutos depois. Isto é, nós sempre teremos sono logo quando abrimos os olhos de manhã, mas escolher se levantar na hora certa poderá trazer mais frutos e benefícios para a nossa rotina. É, basicamente, uma questão de escolha nesse sentido.
Que tal começar a abolir o botão soneca da rotina?