Muito se ouve falar que devemos ter prioridades na vida. Mas, por que elas são tão importantes? Por que as pessoas sempre falam que devemos ter um propósito de vida baseado em nossas prioridades?
Pensar sobre esse assunto pode lhe ajudar a projetar um futuro mais promissor. Acompanhe e, assim, reflita conosco!
São diversos os motivos pelos quais devemos ter prioridades na vida. Afinal, sabemos que a nossa vida não está pautada apenas no presente – embora ele seja muito importante. Mas sim, muitas de nossas atitudes estão sendo tomadas em prol de um futuro melhor e mais feliz.
Sendo assim, é de suma importância que saibamos reconhecer a importância das prioridades. E, mais do que isso, saibamos enxergar o que é prioritário para nós. Pois dessa forma traçaremos um caminho muito mais feliz para nós mesmos.
Abaixo, no entanto, apontamos outros motivos pelos quais devemos ter prioridades na vida:
Quando temos claro, em nossas mentes, quais são as nossas prioridades, temos uma menor propensão à procrastinação. Afinal, reconhecemos que determinada tarefa deve ser executada em prol de algo maior.
É o exemplo de uma graduação. Haverá dias em que você preferirá ficar em casa descansando. Mas, sabe que a graduação é uma prioridade. E assim, simplesmente irá atrás do seu sonho e fará o que precisa ser feito.
Quando sabemos qual é a linha de chegada em algo, nos sentimos mais motivados para irmos em frente.
Isso porque, se não sabemos quais são os motivos e prioridades que norteiam as nossas ações, como poderemos encontrar motivação para seguir em frente nos dias ruins?
Se temos prioridades, temos maiores chances de encontrar boas métricas. Isto é, sabemos mensurar os nossos resultados de um modo mais efetivo. Diferentemente do que aconteceria caso estivéssemos agindo de qualquer maneira, sem propósitos e objetivos.
As atitudes impulsivas (como a própria procrastinação) podem estar associadas com a falta de foco e a ausência de prioridades. Por isso, justamente, que devemos ter prioridades na vida.
Por meio delas nós conseguimos nos ater ao que deve ser feito, e não apenas ao que gostaríamos de fazer no presente. E assim, construímos um caminho mais sólido para o nosso desenvolvimento.
A nossa vida passa a ter mais sentido quando conseguimos traçar as nossas prioridades.
Quer um exemplo? Vamos supor que formar uma família seja uma prioridade sua. Assim, automaticamente você passa a ver mais valor na sua vida, afinal, você quer viver para ver a sua família crescer e se desenvolver, certo?
Por isso que dizemos que as prioridades podem dar mais sentido à nossa vida. É graças a elas que conseguimos pensar no nosso futuro, nos nossos sonhos e entendemos os nossos sacrifícios do presente. E assim, vivemos de uma maneira mais leve e feliz.
Encontre as suas prioridades!