Todos nós sabemos que utilizar a pontuação de forma correta é essencial para alcançar um alto desempenho nas principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso porque, você precisará usar a pontuação da melhor forma possível para escrever uma boa redação ou para elaborar uma resposta convincente nas questões de segunda fase dos vestibulares.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com as principais dicas relacionadas ao uso correto da pontuação. Vamos conferir!
A vírgula é um sinal usado para indicar uma pausa no discurso ou para separar termos que tenham a mesma função sintática, como apostos e vocativos.
Confira alguns exemplos:
O ponto é utilizado para finalizar uma ideia ou discurso, além de um período ou de abreviações.
Exemplos:
Muitas pessoas ainda erram o uso dos dois pontos. Porém usá-los não é difícil: eles podem ser usados para introduzir uma fala, começar uma enumeração ou, ainda, preceder uma explicação.
Exemplos:
Usamos o ponto e vírgula quando queremos separar uma relação de objetos ou, ainda, várias orações que estejam em uma mesma frase.
É muito comum se confundir no uso do ponto e vírgula. Contudo, uma dica é: pense no ponto e vírgula como uma pausa mais longa que a vírgula mas, ao mesmo tempo, mais curta que o ponto.
Vamos conferir um exemplo:
O ponto é usado para indicar uma pergunta ou questionamento. Pode ser aplicado no final das frases diretas ou indiretas.
Exemplos:
O uso do ponto de exclamação pode indicar espanto, entusiasmo, susto, desejo ou surpresa.
Alguns exemplos:
As aspas podem ser utilizadas em casos de citações ou para enfatizar expressões e palavras. Porém, é bem provável que você encontre, na sua prova, aspas enfatizando uma citação.
Você pode usar para citar repertório na redação também.
Confira um exemplo:
Os parênteses estão associados às situações nas quais é necessário acrescentar informações não fundamentais ou isolar alguma explicação.
Um exemplo:
O travessão indica o início de uma fala no diálogo. Também podem substituir duas vírgulas ou parênteses em uma oração. Lembre-se que aquilo que é separado pelo travessão também não é essencial para o entendimento da frase.
Exemplos:
Usamos as reticências para indicar situações em que o sentido de algo vai além do que está escrito ou expresso. Elas também podem ser usadas para indicar que existe mais do que aquilo que realmente está escrito em uma frase.
Exemplo: