A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade importante para o direcionamento de sua trajetória profissional.
Leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus pontos fortes de maneira orgânica, destacando os resultados obtidos em seus empregos anteriores.
Por exemplo, fale sobre seu senso de urgência; capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; implementação sistêmica; capacidade analítica; atendimento ao cliente; dentre outros aspectos relevantes para a definição do seu perfil profissional.
Por outro lado, é importante que o candidato apresente uma solução para cada situação negativa apontada durante a entrevista de emprego. Por exemplo, ao destacar que possui dificuldades para falar em público, informe que já está em vias de se matricular em um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando senso de resolução e autoconhecimento.
A sua postura corporal transmite uma mensagem que não deve ser negligenciada. Por isso, é importante que tenha atenção aos seus gestos e mantenha o controle do seu tom de voz. Não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; adote uma postura participativa; evite atrasos; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.
É importante que, enquanto candidato, mantenha a coerência das informações e a objetividade durante as suas respostas. Além disso, o candidato deve ter clareza e foco para não se estender muito durante a sua narrativa.
Conhecer o site da empresa também é uma forma objetiva de preparação para o candidato, já que ao analisar a história da organização, bem como sua missão e valores, o candidato eleva o seu grau de conhecimento sobre a empresa; o que implica diretamente na avaliação feita quanto à compatibilidade dos perfis envolvidos.
Visto que é importante que o candidato analise a compatibilidade da vaga, já que essa análise é cabível a todos os envolvidos. Dessa forma, a contratação se tornará resultado de uma troca justa entre as partes envolvidas.
Portanto, é muito importante que analise a cultura da empresa e direcione sua trajetória profissional, considerando a necessidade das organizações por profissionais resilientes e capacitados dentro da dinâmica da era digital.