A construção do seu currículo profissional deve ser feita de maneira objetiva, sucinta e direcionada.
O candidato deve considerar o seu currículo como uma ferramenta profissional para direcionar o seu potencial de mercado. Sendo assim, destaque seu perfil objetivo e eleve suas chances de sucesso no mercado.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial do seu perfil. Por isso, um currículo objetivo e organizado tende a ser atrativo para a próxima etapa do processo seletivo.
Os seus dados pessoais requerem objetividade. Não informe muitos contatos e também não insira números referentes aos seus documentos.
O objetivo do currículo deve ser concreto. O candidato pode informar o cargo pretendido, o seu nível hierárquico atual e corresponder a hierarquia a sua área de atuação. Por exemplo: gerente de produtos; assistente de vendas; analista de faturamento; auxiliar de logística etc.
É muito importante considerar que a sua trajetória profissional deve ser descrita de maneira objetiva. Por isso, é viável para o candidato informar o nome das empresas nas quais atuou e o período trabalhado.
Sobre suas atividades exercidas, seja sucinto e resolutivo. Lembre-se de que o seu currículo será explorado durante a entrevista de emprego. Portanto, não é viável construir um currículo extenso, sob o risco de que ele seja descartado.
O candidato deve seguir a mesma lógica para informar sua trajetória acadêmica. Sendo assim, considere cursos em andamento e cursos concluídos. Não deixe de informar o nome da instituição de ensino e a previsão de término de cursos atuais, se for o caso. É importante ressaltar que o currículo do candidato deve considerar a ordem cronológica inversa dos fatos, já que dessa forma poderá priorizar dados atuais.
Além disso, caso queira resumir o seu currículo, é importante alinhar suas competências e habilidades às suas atividades exercidas, já que essa relação faz parte da coerência das informações, sendo um ponto de atenção do profissional de recrutamento e seleção.
Não menos importante, atualize o seu perfil no LinkedIn. Visto que é uma plataforma muito utilizada para o recrutamento e seleção das empresas. Portanto, o LinkedIn também é um ponto importante para o direcionamento do seu perfil profissional dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.