Direitos do Trabalhador: Notícias e Informações

REVELADO! O ponto fraco do saque-aniversário do FGTS que você precisa saber

Talvez nem todas as pessoas tenham conhecimento do ponto fraco do saque-aniversário do FGTS, uma vez que apenas param para observar a facilidade que este saque anual pode proporcionar nas contas da família.

Sabemos que nem sempre é fácil manter as finanças em dia, porém, conhecer os possíveis malefícios que essa modalidade de saque pode gerar é crucial. Dessa forma, será mais fácil tomar uma decisão mais assertiva acerca da possibilidade de sacar anualmente ou não.

Neste texto, discutimos sobre esse assunto para que você se sinta mais seguro e esclarecido na hora de decidir fazer o seu saque-aniversário. Acompanhe.

Conheça o ponto fraco do saque-aniversário do FGTS!

Sem dúvidas, o saque anual do FGTS pode ser um verdadeiro alívio na conta de muitos brasileiros. No entanto, a partir do momento em que você toma essa decisão de receber o saque-aniversário, automaticamente abre mão de receber o saque-rescisão no momento em que você é demitido sem justa causa.

Explicamos melhor isso: quando uma pessoa é demitida sem justa causa, ela tem o direito de receber o valor total da sua conta do FGTS. Essa é uma forma de se manter mais segura diante da mudança financeira que enfrentará nos próximos meses.

Em contrapartida, se esse indivíduo, em algum momento, optou pelo saque-aniversário do FGTS, automaticamente ele deixa de ter o direito de fazer o saque-rescisão. Dito de outro modo, ele não poderá sacar o valor total do Fundo de Garantia e terá que enfrentar esse novo momento profissional de outra maneira.

Embora algumas pessoas possam ter reservas pessoais, em contas de poupança, por exemplo, a gente sabe que essa não é a realidade de todos os brasileiros.

Por isso, um ponto fraco do saque-aniversário do FGTS é justamente este: deixar a pessoa sem subsídios no momento de uma demissão sem justa causa. Afinal, esse valor pode fazer toda a diferença durante um momento de desemprego, concorda?

REVELADO! O ponto fraco do saque-aniversário do FGTS que você precisa saber. Foto: Reprodução.

Avaliar esse ponto fraco é muito importante

Colocar na ponta do lápis os prós e contras do saque-aniversário é muito importante. Se você decidir por optar por esse saque, considere a possibilidade de preparar uma reserva de emergência, para caso você venha a ser demitido sem justa causa em algum momento.

Caso contrário, você correrá o risco de ser pego de surpresa e ter que lidar com uma situação financeira difícil. A única pessoa que pode dizer se esse ponto fraco é realmente ruim ou não, para você, é você mesmo.

Avalie a sua realidade, considere a necessidade de ter uma poupança de segurança e apenas depois disso opte pelo saque-aniversário. Lembrando, ainda, que a partir do momento que você decide fazer esse saque, deve-se manter nessa modalidade por, pelo menos, 24 meses. Portanto, pense bem sobre isso!

Assim, será mais fácil lidar com o ponto fraco do saque-aniversário do FGTS e será mais fácil manter a segurança financeira mesmo quando a perda de emprego ocorre.