Empreendedorismo

Ponto Comercial – Como escolher seu ponto de venda?

Um ponto comercial é fundamental para o sucesso de uma loja. Sendo assim, considere alguns pontos para acertar nessa escolha.

Como escolher o ponto comercial?

Escolher um ponto comercial não é fácil, visto o que pode ocorrer no caso de uma escolha errada.

Por isso no momento da escolha de um ponto comercial deve considerar alguns fatores, uma vez que essa escolha impacta nas vendas e até mesmo na falência de um negócio.

Considerações para escolher o ponto de venda

Alguns pontos precisam ser levados em consideração, tais como:

  • Fácil acesso físico;
  • Tráfego de pedestres;
  • Facilidade para estacionar;
  • Acesso de portadores de necessidades especiais;
  • Número de concorrentes, dentre outros.

Tudo isso precisa ser considerado, independentemente do seu segmento de mercado.

Acessos e vitrines

Os clientes precisam ter acesso ao seu ponto de venda, bem como a visualização da sua vitrine precisa estar ampla.

Parecem pequenos pontos, mas fazem a diferença entre um negócio ficar ou não no mercado.

Se a sua ideia de negócio é ótima, porém o ponto é escondido pode fechar as portas por conta dessa escolha.

Sendo que acaba por desistir do seu negócio que poderia fluir muito bem em outro local. Por isso a análise de ambientes deve ser feita em qualquer nicho de mercado.

Loja de rua

Se estiver pensando em abrir uma loja de rua, por exemplo, precisa analisar:

  • Concentração de concorrentes;
  • Visualização da loja;
  • Estacionamento próximo.

Esses pontos fazem toda a diferença nas vendas, visto que se o seu produto é grande em questão de volume, o cliente vai analisar a distância entre a loja  e o carro.

Loja de shopping

Em caso de loja de shopping precisa analisar o ponto da loja, se é uma área de fluxo de pessoas.

Muitas lojas se fecham porque estavam em finais de corredor, ou escondidas do cliente em potencial.

O ponto de venda faz parte das análises principais para empreender.

Sendo assim, essa escolha é fundamental para lojas físicas.