O tratamento da água é necessário para que o recurso chegue à população de maneira potável. Não importa a função que ela terá.
Desse modo, primeiramente ela é captada em rios, poços, represas, entre outros e posteriormente levada para uma estação de tratamento.
O tratamento ocorre em diversas etapas e, a saber, pode ser mais ou menos complexo dependendo do estado em que água se encontra.
Trata-se de um assunto cotado para vestibulares, assim como para o Enem. Portanto, vale a pena ficar ligado em como funciona o processo.
A água passará por vários métodos até chegar limpa nas torneiras da população, o processo é feito por profissionais gabaritados e por uma estação de tratamento capacitada para retirar as impurezas da água, veja como funciona cada processo:
O processo é iniciado com a mistura do cloro na água, buscando a oxidação dos metais presentes, sobretudo o ferro e o manganês, que aparecem dissolvidos na água.
Mistura-se sulfato de alumínio com a água, pois trata-se de um coagulante que acaba formando flocos gelatinosos, servindo para juntar as impurezas, ajudando na sua remoção. Já a floculação agitará a água, através de pás giratórias.
Neste processo, a água passará pelos decantadores de forma lenta, ficando desta maneira de 2 a 3 horas. O procedimento visa o depósito das impurezas no fundo do decantador.
Logo após passar pela decantação, a água segue para os filtros, retirando as impurezas que permanecem na água. Os filtros possuem camadas de carvão ativado para retirar o odor e sabor das substâncias químicas utilizadas. Além disso, a areia filtra o restante das impurezas via cascalho que sustenta a areia e o carvão.
O cloro serve para destruir a presença de micro-organismos na água. A saber, a ozonização e a aplicação de radiação ultravioleta também podem fazer parte neste processo.
Após a filtração, considera-se a água em estado potável. No entanto, nesta etapa adiciona-se cloro e flúor.
Caso seja necessário, deve-se adicionar cal hidratado para correção do pH.
Última etapa do processo que visa a proteção da tubulação contra a corrosão e a oxidação.
Após todos esses processos a água estará pronta para consumo, partindo para o armazenamento em reservatórios fechados e impermeabilizados, para posteriormente serem distribuídos para a região que eles abastecem.
O processo ainda conta com o complemento contínuo de vigilância e conservação. Basicamente, colhem-se amostras de vários pontos do sistema e realizam-se análises químicas, físicas e biológicas para garantir a qualidade da água consumida pela população.