Se você pretende fazer concurso PM SE- Polícia Militar de Sergipe- uma alteração importante aconteceu. Se trata da redução da altura mínima.
Além disso, o quesito escolaridade também sofreu alteração. Confira.
Alteração requisito PM SE
No dia 26 de junho de 2024, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 15/2024, que traz mudanças significativas para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
Uma das alterações mais marcantes é a redução da altura mínima exigida para candidatos aos cargos de soldado:
- A partir de agora, a altura mínima aceita é de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
Essa medida visa ampliar as oportunidades de ingresso, permitindo que mais pessoas possam participar dos concursos.
Outra mudança PM SE
Além disso, temporariamente, o requisito de escolaridade para os candidatos ao cargo de soldado em ambas as corporações foi ajustado para o nível médio.
Essa mudança é válida até 13 de dezembro de 2029, em conformidade com a Lei Federal nº 14.751/2023, que estabelece um prazo para os estados ajustarem os requisitos educacionais.
Explicação para decisão
O deputado estadual Cristiano Cavalcante, líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), destacou que o PLC abre novas oportunidades para jovens que estão concluindo o ensino médio ou superior.
Agora, eles podem aspirar a uma carreira na Polícia Militar de Sergipe sem o receio de não poderem participar do curso de formação após a aprovação no concurso.
Edital autorizado e vagas PM SE
No mês de junho deste ano, foi dada a autorização para um novo edital do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PM SE), que pretende oferecer um total de 335 vagas. Os cargos disponíveis serão distribuídos da seguinte maneira:
- Soldado: 300 vagas;
- Oficial: 30 vagas;
- Oficial de Saúde: 5 vagas.
Atualmente, a comissão responsável pelo concurso já está formada e a expectativa é de que o edital seja publicado até o mês de setembro.
Último concurso
No último certame, realizado em 2018 pelo IBFC, foram ofertadas 330 vagas para Soldados e Oficiais, com salários iniciais de R$ 3.370,00 para Soldados e R$ 9.236,39 para Oficiais.
Os requisitos básicos para participar do concurso incluem ter curso superior em Direito para concorrer ao cargo de Oficial, curso de nível superior em qualquer área para o cargo de Soldado, idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos na data de inscrição, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e ter a altura mínima permitida.
Como foram as provas?
No processo seletivo recente da Polícia Militar de Sergipe (PM SE), os candidatos enfrentaram uma série de desafios para disputar as vagas disponíveis. Tudo começou com a prova objetiva, que abordou diferentes áreas de conhecimento dependendo do cargo desejado.
Para os interessados em se tornar Soldado, foram exigidas disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Informática básica, Atualidades, Conhecimentos gerais do estado de Sergipe e Noções de Direito.
Já para aqueles que almejavam o cargo de Oficial, o foco foi em temas como Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, Direito Processual Penal Militar, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Legislação Extravagante e Legislação Institucional.
TAF
Além da parte teórica, os candidatos passaram pelo Teste de Aptidão Física (TAF), que avaliou suas habilidades físicas por meio de testes específicos.
Em seguida, foi realizada uma Avaliação Psicológica para garantir que os participantes tivessem o perfil psicológico adequado às exigências do cargo.
Por fim, uma pesquisa minuciosa da Conduta Social, Reputação e Idoneidade dos candidatos foi realizada, garantindo que apenas aqueles com os melhores atributos éticos e qualificações avançassem no processo.
Sobre o cargo
Os policiais militares desempenham um papel essencial na manutenção da ordem pública, prevenção e combate ao crime, além de atuarem em situações de emergência e apoio à comunidade.
Os profissionais dessa área são treinados não apenas para lidar com questões de segurança, mas também para agir de acordo com princípios éticos e legais.