O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) ressalta que, devido ao afastamento de servidores ocorrido em decorrência da COVID-19, o acompanhamento do consumo e do valor per capita ficou prejudicado, dadas as características das instalações e equipamentos existentes e da rotatividade de pessoal.
Na análise oficial é possível observar, no consumo de água referente ao período de 2020, o consumo de 91.618 m³, o que representa redução de aproximadamente 29,8% em relação ao ano anterior, 2019, que apresentou o consumo de 130.520 m³.
Tal redução configura economia de aproximadamente R$ 566.996,44 (quinhentos e sessenta e seis mil novecentos e noventa e seis reais e quarenta e quatro centavos), informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
Quando se trata dos dados referentes ao ano de 2021, há, também, economia no consumo de 18,2%, em comparação com o mesmo período de 2020, de janeiro a junho, destaca o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
O Programa Coleta Seletiva Solidária no âmbito da Presidência da República é realizado em parceria com as associações e cooperativas de catadores selecionados por meio de Edital de Habilitação, cujo objeto é a coleta e correta destinação dos resíduos recicláveis descartados pela Presidência da República (Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006), informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
Dentro desse programa, as cooperativas habilitadas são beneficiadas com os resultados da comercialização dos materiais recicláveis junto às indústrias.
Apresenta-se também o volume total e os tipos de materiais destinados à reciclagem apurados no ciclo vigente que teve início em 2020 e teve previsão de encerramento para dezembro de 2021, momento em que foi iniciado um novo ciclo bianual, cuja seleção se deu mediante novo edital de habilitação, informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) através de divulgação oficial da Secretaria-Geral.
No Plano de Logística Sustentável, consta a necessidade de elaboração de proposta do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que engloba a coleta seletiva solidária da PR.
Em cumprimento, os estudos preliminares para a contratação de empresa especializada na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS encontram-se em andamento na Coordenação-Geral de Administração Geral – COAGE/DILOG/SA (Processo-SEI nº 00088.000054/2021-95).
O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) está disponível de forma integral no site do Governo Federal (Gov.br), sendo um programa relevante por diversas vertentes na era digital.