Muitas pessoas dizem que os planos para o futuro parecem demorados. As metas, que parecem inatingíveis, tornam o dia a dia pesado, cansativo e, muitas vezes, desmotivador.
No entanto, devemos levantar a cabeça e buscar absorver outras visões sobre o que está por vir. Nada acontece da noite para o dia. E quando reconhecemos o poder do tempo, tiramos aquela carga de querer controlá-lo.
Neste conteúdo, portanto, partimos dessa reflexão para ajudar você a embarcar em uma autoanálise. Acompanhe!
Os planos para o futuro parecem demorados para você?
Apesar de os planos para o futuro parecem demorados, lembre-se de que fazendo ou não fazendo, o tempo vai passar igual.
Por isso, antes de querer enxergar o tempo como algo negativo e demorado, que tal lembrar da premissa de que, de qualquer forma, ele vai passar?
Esse tipo de pensamento pode nos ajudar a ter uma nova visão sobre a vida. Afinal, entre fazer ou não fazer, a ação de ir em frente irá trazer resultados, mesmo que demore.
Mas, se você optar por não fazer, o tempo irá passar da mesma maneira, só que um plus: frustrações por não ter feito, angústia de estagnação, e por aí vai.
Por isso, antes de querer focar apenas na “demora”, foque na ideia de que o relógio não para, e isso quer dizer que, cedo ou tarde, o tempo vai passar. Mas o resultado colhido depende unicamente do que é feito hoje.
O longo prazo é importante
Considere o fato de que pensar no longo prazo é primordial. Então, os planos para o futuro parecem demorados porque, em algumas circunstâncias, realmente são. Mas isso não os torna menos importantes.
Afinal, daqui 40 anos, o que você prefere? Uma vida com realização no trabalho, por ter perseguido os seus sonhos? Ou uma vida na miséria, com frustração, angústia e arrependimentos?
O longo prazo nos “cobra”, querendo ou não. Por isso, está em nossas mãos torná-lo algo mais alinhado ao que almejamos para as nossas vidas.
Um passo de cada vez
Embora seja um fato que os planos para o futuro parecem demorados, devemos também ter em mente que tudo começa com um passo.
Se focamos no aqui e agora, trazendo um olhar para cada passo que é dado, conseguimos construir um caminho mais promissor.
Agora, se o nosso olhar focar apenas na distância total, e não parcial, sentiremos falta de motivação e poderemos cair no erro da procrastinação.
Olhe para o que você já “caminhou”
E por falar em um passo de cada vez, quando a sua mente disser que os planos para o futuro parecem demorados, lembre-se de olhar para tudo o que você já passou.
Certamente você descobrirá uma série de caminhos que já trilhou e, por conta da correria do dia a dia, talvez nem se deu conta.
E assim, poderá perceber o quanto essa demora, somada aos objetivos de longo prazo, são importantes para as nossas vidas.
Mude a sua perspectiva e surpreenda-se com o seu autodesenvolvimento!